Será o soutien mesmo necessário para as mulheres?

Será o soutien mesmo necessário para as mulheres?

Amor e Sexo

Será o soutien mesmo necessário para as mulheres?

Até que ponto as mulheres necessitam realmente de utilizar soutien? E estará o soutien associado ao cancro da mama? Usar soutien ou não, eis a questão.

Artigo de Bruno Seruca

25-02-2017

Diversas mulheres partilham a ideia de que desapertar o soutien depois de chegar a casa corresponde a um dos melhores momentos do dia. Um ato que levanta a questão da real necessidade do uso de soutien. Uma discussão que não é da agora e que tem originado algumas polémicas ao longo dos anos. Só resta saber se o soutien será mesmo necessário para as mulheres.

Uma das maiores polémicas em torno do soutien está associada à saúde. Durante muitos anos propagou-se a ideia de que o uso do soutien estaria associado ao cancro da mama. Uma ideia antiga que nunca envelheceu, chegando a ganhar mais força num passado recente, quando a Internet ganhou maior destaque na vida das pessoas.

Leia ainda: Índia Malhoa e o biquíni que deixa a mãe louca

Algo que obrigou a American Cancer Society a esclarecer o assunto, através de uma declaração partilhada no site. “Um estudo recente envolvendo mais de 1.500 mulheres não encontrou relação entre o uso do soutien e o risco de cancro da mama”. Opinião que é partilhada por muitos outros estudos.

Mas esta tomada de posição não coloca um ponto final na discussão em torno do uso do soutien. Em 2013, Jean-Denis Rouillon, um desconhecido professor francês, revelou que o soutien não passava de uma “falsa necessidade”. Este professor desenvolveu um estudo durante 15 anos concluindo que o uso não reduzia as dores nas costas e que tornava o peito mais flácido. Posição que correu mundo e deu que falar. Mas afinal devem as mulheres usar, ou não, soutien?

“Mais de 90% das mulheres não usa o soutien adequado”

A verdade é que não existe uma resposta única a esta questão. Diversos estudos defendem que o uso diário é aconselhável pois o movimento do peito poderá provocar dor, colocando tensão na pele e esticando os ligamentos. E quando as mulheres praticam desporto, as mamas movem-se, em média, 10 centímetros, o que faz com que diversos estudos apontem para a obrigatoriedade do uso de soutien desportivo durante a prática de exercício. Por outro lado não existem dados que apontem para a necessidade do uso.

Veja também: Sabe onde fica o Ponto G? Nós explicamos

E usar soutien até pode ser um problema. Um estudo recente da Dama de Copas revelou que “mais de 90% das mulheres não usa o soutien adequado”. Outros dados deste estudo apontam para o desconhecimento em relação ao número do soutien que deve ser usado. Sem esquecer que muitas mulheres escolhem o soutien com base no design, ignorando a funcionalidade. Neste caso específico a solução passa pelo bra fitting, um serviço que permite perceber o tamanho correto de soutien.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

25-02-2017



RELACIONADOS