O preservativo feminino não goza da “fama” do seu semelhante, mas é igualmente eficaz e seguro. Protege contra as doenças sexualmente transmissíveis e é um método contracetivo que depende em exclusivo da mulher. Um dos motivos para que não seja tão popular é muito provavelmente o facto de não ser tão mediatizado. Muitas vezes por falta de informação, os casais acabam por optar pelo método mais tradicional. Tendo isso em conta, decidimos desmistificar um pouco de tudo sobre o preservativo feminino.
Leia ainda: Sexo é o segredo do sucesso profissional e do aumento de produtividade
O preservativo feminino tem a forma de um tubo e é feito à base de nitrilo, uma substância semelhante ao látex do preservativo masculino. Tem um anel em cada uma das suas extremidades. É usado no interior da vagina e pode ser inserido até oito horas antes do ato sexual.
Veja o vídeo:
Não deve usar o preservativo masculino e feminino em simultâneo
Ainda que sejam algo semelhantes e possa parecer ainda mais seguro, não deve usar o preservativo masculino e feminino em conjunto. Isto porque o atrito causado pelos dois pode originar o rompimento de um dos dois. Falando em segurança, e como dito anteriormente, o preservativo feminino protege contra as doenças sexualmente transmissíveis. Já no que diz respeito a evitar uma gravidez, é considerado um método seguro.
Veja também: Estudos revelam 7 factos surpreendentes sobre sexo
Conhecendo um pouco mais sobre este método contracetivo. Talvez se questione pela forma mais correta de utilizá-lo. Explicamos passo a passo, com informação divulgada pela Associação para o Planeamento da Família, no site da Sapo.
Como se utiliza o preservativo feminino?
1. Segurar o preservativo com a extremidade aberta voltada para baixo;
2. Usar o polegar e o dedo médio para comprimir o anel flexível do lado fechado de forma a torná-lo um oval estreito;
3. Com a outra mão, afaste os lábios da vulva;
4. Inserir o anel e o preservativo na vagina;
5. Usar o dedo indicador para empurrar o anel o mais profundamente possível na vagina;
6. Inserir um dedo por dentro do preservativo até tocar a parte de baixo do anel, empurrar o anel para trás do púbis;
7. Assegurar de que o anel externo e parte do preservativo estão fora da vagina e sobre a vulva;
8. Verificar se o pénis penetra no interior do preservativo;
9. No final da relação sexual, deve-se torcer o anel externo e puxar delicadamente o preservativo para fora. Deve-se retirar logo após a ejaculação, para que não escorra o líquido seminal para dentro da vagina.