Yu Dabao, de avançado de pólvora seca a defesa central de classe

Yu Dabao, de avançado de pólvora seca a defesa central de classe

Desporto

Yu Dabao, de avançado de pólvora seca a defesa central de classe

Chegou ao Benfica como uma grande promessa, saiu de Portugal como flop e agora é um dos melhores defesas do futebol chinês.

Artigo de Bruno Seruca

28-05-2019

Estávamos em 2007 quando o Benfica anunciou a contratação de Yu Dabao. Aquele que na altura era um completo desconhecido para os benfiquistas, chegava à Luz com o rótulo de “jóia”. Foi assim que António Carraça, então responsável pelo departamento de formação das águias, falou daquele que era o primeiro chinês a atuar no futebol português e o primeiro asiático a envergar a camisola dos encarnados.

 

 

O promissor avançado chinês, que já tinha estado no Seixal à experiência, custou 400 mil euros e António Carraça deixava a promessa de que ainda daria muitas alegrias aos adeptos. Integrado na equipa de juniores, marcou três golos no jogo de estreia. Fez ainda uma assistência e chegou ao final da época com mais de uma dezena de golos. Pelo meio participou ainda em três jogos da equipa principal, todos para a Taça da Liga.

Yu Dabao chegou ao Benfica em 2006

A verdade é que os momentos de glória no Benfica aconteceram todos na equipa de juniores. Seguiram-se empréstimos ao Aves, Olivais e Moscavide e Mafra. Todos sem grande sucesso. Acaba por regressar à China em 2009, para representar o TJ Teda. Os valores do negócio nunca foram revelados. Em 2012 transfere-se para o DL Aerbin e em 2015 para o Beijing Guoan, que representa atualmente.

De avançado a central

Aquele que prometia muito nas camadas jovens, tanto a nível de clubes como de seleções, acabou por se transformar num avançado de pólvora seca. Por exemplo, no atual clube tem apenas 19 golos em 123 jogos. E é no Beijing Guoan que Yu Dabao vive agora o melhor momento da carreira. Ainda que esteja a jogar a… defesa central. Aos 31 anos, o ex-jogador do Benfica é o patrão da defesa menos batida do campeonato. Sendo ainda visto como um dos melhores defesas do país. A isto soma-se a liderança do campeonato local.

Leia ainda: Estes são os 10 jogadores mais caros do futebol chinês

Habituado a jogar a avançado, Yu Dabao jogou pela primeira vez como defesa central com uma missão específica. O objetivo era fazer marcação individual a Graziano Pellè, num jogo contra o Shandong Luneng. O jogo acabou empatado a dois golos, mas o italiano acabou por não marcar nenhum golo. Não deixa de ser curioso que Yu Dabao já conte, em 11 jogos como central, tendo marcado três golos. Mais um do que na última temporada, quando jogava a avançado.

Fotos: Reprodução Instagram

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

28-05-2019



RELACIONADOS