Estes são os 3 alimentos que estão a mais no seu pequeno-almoço

Estes são os 3 alimentos que estão a mais no seu pequeno-almoço

Lifestyle

Estes são os 3 alimentos que estão a mais no seu pequeno-almoço

São alimentos bastante comuns nos pequenos-almoços de todos, mas os especialistas alertam para os perigos do seu consumo.

Artigo de Bruno Seruca

26-05-2019

É vista como a refeição mais importante do dia. O que significa que todos os cuidados são poucos na hora de tomar o pequeno-almoço. E a escolha dos alimentos deve ser bastante ponderada. Até porque alguns alimentos naturais ou com aspeto saudável podem na realidade ser prejudiciais para a saúde.

Junte-se a nós no Instagram

 

Ver esta publicação no Instagram

 

5 mulheres portuguesas que comprovam que os 50 são os novos 30. Saiba quem são em ? www.paraeles.pt ? #paraeles #fama #sexy #sensualidade #beauty #picoftheday #gorgeous #hot

Uma publicação partilhada por ParaEles (@paraelesofficial) a

O alerta é dado por Jacira Cristine através de declarações à revista Terra. “Após uma noite de sono necessitamos de mais nutrientes. Durante a noite, o organismo continua a trabalhar, sendo de extrema importância repor esses nutrientes perdidos durante o sono. O pequeno-almoço necessita de ser bastante nutritivo para que o corpo comece o dia com bastante energia”, avisa a nutricionista. A publicação avança ainda com três alimentos que devem ser evitados nesta refeição.

1 – Sumo de laranja
Está presente em muitos pequenos-almoços, mas a fibra da fruta é desperdiçada quando esta é processada para se transformar em sumo. A frutose presente na preparação da bebida é o que pode causar problemas ao organismo.

“Quando comemos uma laranja, a fruta é mastigada, sofre as ações dos sucos gástricos e passa para o intestino onde completa a digestão. À medida que vai sendo digerida, está no sangue e é transportada até ao pâncreas, estimulando a produção de insulina. O tempo que este processo demora é de, mais ou menos, duas horas. E, a quantidade de insulina produzida por minuto está dentro de parâmetros adequados para a saúde”, explica Uronal Zancan à Terra.

O sumo de laranja estimula o pâncreas a produzir muito mais insulina

“Adicionalmente, se fizer um sumo com uma laranja, o tempo de digestão é quatro ou cinco vezes mais rápido (menos de quinze minutos) e estimula o pâncreas a produzir quatro ou cinco vezes mais insulina pela unidade de tempo. Esta quantidade de insulina será sempre prejudicial a qualquer organismo e gerará varias reações prejudiciais. Se o indivíduo for super-saudável, depois de várias horas (talvez mais de 12 ou 24 horas), conseguirá recuperar dos danos provocados pela insulina. Mas, se já sofrer de obesidade ou outra doença, o estrago perdurará por vários dias. Então, imagine o estrago de um sumo feito com quatro laranjas ou mais”, acrescenta.

Leia ainda: 9 passos fundamentais para quem quer ter uma alimentação saudável

2 – Produtos de charcutaria
Existem alguns que têm todo o ar de ser uma opção bastante saudável. Mas coisas como peito de peru, fiambre e chourição também devem ser evitados. Não são as melhores fontes de proteína e contêm aditivos químicos que podem ser prejudiciais para a saúde. “Esses alimentos além de serem ricos em sódio estão cheios de conservantes, corantes e nitratos que são substâncias que podem ser cancerígenas”, alerta Jacira Cristine.

3 – Açúcares
Por fim, o açúcar industrializado também deve ser evitado por ser prejudicial para a saúde. O ideal é não colocar açúcar no café, leite ou chá. Tal como não comer bolos, bolachas e cereais.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

26-05-2019



RELACIONADOS