Aqueles que são apreciadores de bebidas alcoólicas gostam de beber a sua cerveja ou copo de vinho de forma ocasional. Mas a verdade é que não é necessário um grande consumo para que o álcool possa ter efeitos bastante negativos no corpo. Que são também perigosos para a sua saúde. Quem o alerta é o médico Donald A. Sanson, em conversa com o site Bustle. “O consumo de álcool não promove uma saúde melhor, mas tem muitos impactos negativos sobre a saúde”, diz. Partilhando aqueles que são sete efeitos do consumo de bebidas alcoólicas.
Leia ainda: Estudo revela que pessoas que caminham devagar têm maior risco de contrair covid-19
1 – Mal ao fígado
Beber de forma regular impede que o fígado processe tudo de forma normal. Em casos mais graves poderá levar à cirrose.
O consumo de álcool enfraquece o sistema imunológico
2 – Enfraquece sistema imunológico
O consumo de bebidas alcoólicas pode afetar a reação do sistema imunológico, fazendo com que fique mais vulnerável a vírus e infeções.
3 – Pior qualidade de sono
O álcool tem um efeito negativo no ciclo natural do sono. Por isso é que acorda durante a noite e se sente mais cansado no dia seguinte.
A qualidade de sono também é prejudicada pelo álcool
4 – Impacto no intestino
Beber durante muito tempo pode originar uma gastrite relacionada com o álcool. Trata-se de uma inflamação do revestimento do estômago. E é por isto que as pessoas tendem a vomitar no dia seguinte ou quando bebem em demasia. Com o passar do tempo pode complicar a absorção dos nutrientes dos alimentos.
5 – Ossos mais fracos
Segundo o Instituto Nacional de Abuso de Álcool e Alcoolismo, o consumo excessivo de álcool pode complicar a reposição do tecido ósseo. O que faz com que os ossos fiquem mais fracos com o passar do tempo, complicando assim a cicatrização.
Veja também: 4 dicas para controlar a vontade de comer tantos doces
6 – Perigo quando misturado com medicamentos
O consumo de bebidas alcoólicas enquanto está a tomar medicamentos é algo perigoso. O efeito do medicamento poderá ser afetado de forma negativa. Levando também ao aumento da frequência cardíaca e tonturas.
7 – Aumenta risco de cancro
“O álcool contribui para dezenas de tipos de cancro”, explica o médico. No caso das mulheres, pode levar ao desenvolvimento do cancro da mama, boca e garganta.
Fotos: Shutterstock