Maioria das pessoas sente-se mais confortável a trabalhar remotamente

Maioria das pessoas sente-se mais confortável a trabalhar remotamente

Lifestyle

Maioria das pessoas sente-se mais confortável a trabalhar remotamente

Os formatos híbridos podem proporcionar a flexibilidade necessária à força de trabalho atual, assegurando ao mesmo tempo o foco na entrega de resultados.

Artigo de Equipa Paraeles

18-12-2021

De acordo com um estudo recente da Kaspersky, 54% dos colaboradores relataram um aumento do volume de trabalho desde que mudaram para o trabalho remoto, entre os quais 18% descreveram este aumento como significativo. 37% não notaram uma alteração no volume de trabalho. E apenas 9% notaram uma diminuição devido a novas condições de trabalho. A digitalização das interações profissionais foi uma das mudanças para rápidas de 2020. No início do confinamento, 82% dos gestores estavam preocupados que a rápida mudança para o teletrabalho levasse a uma diminuição da produtividade. Isto enquanto 69% dos colaboradores afirmaram que o trabalho à distância afetava negativamente o seu estado emocional.

Leia ainda: 5 dicas para regressar ao trabalho sem sentir “depressão pós-férias”

Embora o estudo revele que mais de metade dos colaboradores sofreu um aumento do volume de trabalho, 64% dos inquiridos não se sentem mais cansados no final de um dia remoto. De facto, 36% declararam ter mais energia a trabalhar a partir de casa. 28% afirmaram não notaram uma diferença entre os dois formatos. No que se refere à estabilidade emocional, o formato remoto foi bem recebido pelos colaboradores: 67% relatam sentir-se mais confortáveis a trabalhar à distância ou não notaram um aumento de ansiedade associado a horas extraordinárias, enquanto 41% dos inquiridos afirmaram sentir-se ainda mais confortáveis a trabalhar a partir de casa.

Maioria das pessoas sente-se mais confortável a trabalhar remotamente

Em paralelo, a percentagem de trabalhadores que se sentiam desconfortáveis por se distanciarem dos seus colegas era ainda bastante significativa, com 36% dos inquiridos a dizerem que se sentiam mais cansados e 33% a relatarem que sentiam mais ansiedade a trabalhar a partir de casa. Uma solução que se está a revelar popular entre os colaboradores em geral, é o modelo de trabalho híbrido. Este formato é altamente favorecido entre colaboradores, com quase metade (45%) a mudarem para um formato de trabalho híbrido em meados de 2021.

Veja também: Capsule Desk, o aliado para combater o frio durante o dia de trabalho

Outra solução bem-vinda é a implementação de práticas de bem-estar empresarial. A boa notícia é que muitas empresas estão à altura do desafio de procurar formas de ajudar a gerir um potencial esgotamento de um colaborador. De facto, 80% das empresas estão a investir em cursos de formação para melhorar as competências nucleares, tais como gestão e poupança de tempo (31%). As empresas estão também a oferecer vantagens, tais como tempo livre adicional pago ou férias anuais (30%), e a proporcionar consultas e cursos de bem-estar online (29%).

Os formatos híbridos podem proporcionar a flexibilidade necessária à força de trabalho atual

No entanto, o estudo desenvolvido pela Kaspersky indica que ainda há muito trabalho a ser feito para mitigar o aumento do volume de trabalho dos colaboradores remotos. Apenas 45% das empresas aplicaram pelo menos uma medida prática, como a automatização das operações de segurança ou a contratação de pessoal adicional para fazer face ao esgotamento dos colaboradores. À medida que as necessidades dos colaboradores evoluem, o mesmo deve acontecer com as estratégias para os liderar. A Kaspersky e o Global Centre for Healthy Workplaces aconselham:

  • Abordar as questões subjacentes ao burnout de uma forma sistemática, não só o volume de trabalho, mas também o equilíbrio entre controlo/procura, práticas de gestão, previsibilidade, apoio social, redistribuição do trabalho, etc. Estes fatores têm de ser avaliados e geridos ao longo de todo o processo.
  • Utilizar uma combinação de estudos e indicadores para assegurar uma abordagem consistente e eficaz em relação ao bem-estar dos colaboradores, como por exemplo, inquéritos de compromisso, avaliação de risco psicossocial, de bem-estar, utilização de Programas de Assistência aos Colaboradores, licenças por doença, inquérito de stress ou inventário de burnout.
  • Se as circunstâncias do negócio o permitirem, ser flexível e aberto a várias práticas de trabalho. Os formatos híbridos podem proporcionar a flexibilidade necessária à força de trabalho atual, assegurando ao mesmo tempo o foco na entrega de resultados.
  • Educar os colaboradores para utilizarem práticas básicas de segurança quando trabalham à distância, tais como, evitar tornar-se vítima phishing, ou como gerir contas e palavras-passe. A Kaspersky e a Area9 Lyceum criaram um curso gratuito para ajudar as pessoas a trabalharem em segurança a partir de casa.
  • Ajudar os empregados a gerir o seu bem-estar digital. Hoje em dia, como utilizamos mais tecnologia, é importante manter o equilíbrio certo. A Kaspersky estabeleceu uma parceria com Neil Tranter, um professor de mindfulness, para desenvolver o curso de meditação: “Vencer o stress digital e o vício dos smartphones”. O curso inclui também uma aula bónus especial dedicada aos desafios do trabalho à distância, destinada a ajudar as pessoas a desenvolver hábitos de trabalho saudáveis e um melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

18-12-2021



RELACIONADOS