Vai viajar de avião? Prepare-se para ser pesado

Vai viajar de avião? Prepare-se para ser pesado

Lifestyle

Vai viajar de avião? Prepare-se para ser pesado

Além das malas, passageiros podem deparar-se com pedido para se pesarem antes de entrar no avião.

Artigo de Bruno Seruca

08-02-2024

Quem está habituado a andar de avião certamente não irá estranhar se alguém lhe pedir para pesar a mala de porão no momento do check in. Agora, tudo muda de figura se lhe dissermos que poderá existir um convite para que o viajante se pese. E esta é uma realidade com que muitos vão começar a deparar-se. Para isso, basta que viagem na companhia aérea Finnair. Que já está a pedir, de forma voluntária, que os passageiro se pesem antes do voo.

Leia ainda: Punta Cana, a joia tropical

Mas desenganem-se aqueles que pensam que esta estratégia tem por objetivo algo como penalizar os passageiros mais pesados. A companhia aérea escandinava, que verdade seja dita não é a primeira a tomar este decisão, pretende que os voos sejam ainda mais seguros. O mesmo motivo que já tinha sido avançado pela Air New Zealand. Assim, ao peso das malas, restante carga, combustível, catering e tanques de água, junta-se o peso dos passageiros. O que poderá, salientam os especialistas, aumentar a segurança em viagens mais longas. Algo que se consegue com um equilíbrio do peso que a aeronave carrega.

Peso será mantido em segredo

Além disso, Satu Munnukka, responsável dos processos de solo da Finnair, assegura que o peso do passageiro será visível apenas pelo profissional que está a operar a balança. “Apenas o agente de atendimento que trabalha no ponto de medição pode ver o peso total, então podem participar no estudo com tranquilidade”, refere em declarações citadas pelo Birmingham Live. De salientar que a United Airlines chegou mesmo a bloquear alguns lugares nos aviões em resposta ao aumento do peso dos passageiros. Referindo que foi uma forma de responder à necessidade de ajustar a segurança a bordo.

Piloto oferece 500 euros para passageiros abandonarem avião

Pedir que os passageiros se pesem serve, acima de tudo, para atualizar os estudos que existem de pesos que podem estar a ficar fora da realidade. Em 2023, um voo da EasyJet ficou marcado pelo momento em que se percebeu que existia demasiado peso para voar de Lanzarote para Liverpool. O piloto pediu que 20 pessoas se voluntariassem para abandonar o avião a troco de 500 euros por passageiro. Na altura, a medida foi justificada com a segurança de todos.

Fotos: Shutterstock

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

08-02-2024



RELACIONADOS