Este tempero que todos têm na cozinha ajuda a combater o cansaço

Este tempero que todos têm na cozinha ajuda a combater o cansaço

Lifestyle

Este tempero que todos têm na cozinha ajuda a combater o cansaço

Um tempero que guarda na cozinha e que pode dar mais sabor aos seus cozinhados pode ser a resposta que procura para combater o cansaço.

Artigo de Hugo Mesquita

19-10-2020

Quem nunca se sentiu cansado após um dia longo de trabalho? Por vezes, sentimo-nos cansados mesmo sem ter feito grande coisa durante o dia. Isso pode ser sinal de que algo não vai bem com o nosso organismo. Pode ser, efetivamente, falta de um nutriente muito específico, o ferro, necessário na produção de hemoglobina, que por sua vez é responsável pelo transporte de oxigénio dos pulmões para outras partes do corpo. É por isso um aliado importante no combate ao cansaço.

Veja o vídeo:

Pizza pode ajudá-lo a combater o cansaço

Existe a ideia de que apenas é possível encontrar este nutriente em alimentos de origem animal ou em legumes como os espinafres ou os brócolos. A verdade é que não é bem assim e até pode encontrá-lo num alimento que lhe diz muito, as pizzas. Sim, é possível comer uma refeição deliciosa e que ao mesmo tempo seja uma importante fonte de ferro.

Leia ainda: 4 alimentos proibidos para quem já passou a fasquia dos 40 anos

A vantagem da pizza está no facto de na maioria das receitas tradicionais, as italianas, os orégãos estarem presentes em grandes quantidades no molho de tomate que serve de base para as pizzas. Ora, acontece que este condimento, que pode usar em muitas outras refeições, é também ele muito rico em ferro. São igualmente ricos nos compostos fenólicos timol e carvacrol, que têm uma importante atividade antimicrobiana.

Veja o vídeo:

Orégãos, o tempero que é um superalimento

Podemos mesmo olhar para os orégãos, que muito provavelmente tem guardados num frasco aí em casa, como um super alimento. Contêm 44 mg de ferro por cada 100 gramas, mas têm muito mais do que isso. Têm também 700 mg de vitamina A, 18,9 mg de vitamina E e ainda 1530 mg de cálcio. Isto tudo tendo como base as mesmas 100 gramas de orégãos. Quando procurar por um tempero para dar mais sabor aos seus cozinhados, dê primazia aos orégãos.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

19-10-2020



RELACIONADOS