4 alimentos proibidos para quem já passou a fasquia dos 40 anos

4 alimentos proibidos para quem já passou a fasquia dos 40 anos

Lifestyle

4 alimentos proibidos para quem já passou a fasquia dos 40 anos

A partir dos 40 anos o metabolismo já não funciona tão agilmente como antes e desacelera significativamente pelo que importa evitar determinado tipo de alimentos.

Artigo de Hugo Mesquita

15-10-2020

A idade avança e os cuidados com a saúde e nomeadamente com a alimentação têm que ser redobrados. É com alguma naturalidade que, por exemplo, se aconselhem alguns exames de rotina para quem atinja a fasquia dos 40 anos. É mais ou menos por esta altura que o metabolismo do corpo humano começa a trabalhar de forma algo diferente. Pelo que importa também ter em atenção os alimentos que consumimos.

Leia ainda: A dica que faltava para combater com sucesso o mau hálito

Depois dos 40, o metabolismo já não funciona tão agilmente como antes. E o seu funcionamento desacelera significativamente, como explica um artigo publicado no site Best Life. Uma alimentação descuidada fará com que determinado tipo de problemas que se agravam com a idade acelerem. São exemplos o envelhecimento precoce da pele, do cérebro, o aparecimento de rugas e de cabelos brancos ou ainda o desenvolvimento de doenças crónicas.

Exige-se por isso um cuidado especial com a alimentação. Existe determinado tipo de alimentos que deve ao máximo evitar ter no seu prato. Isto sob pena de agravar os problemas acima citados. O site Best Life fez uma lista com quatro alimentos que devemos riscar da nossa dieta quando atingimos a fasquia dos 40 anos.

Veja o vídeo:

4 alimentos a evitar por quem já passou dos 40 anos:

Margarina. “Nem todas as gorduras são iguais, e a margarina – mais do que outras – é um dos alimentos que dá a [outras] fontes de gordura uma má reputação”, conforme explica a médica Tasneem Bhatia, especialista em perda de peso e autora dos livros What Doctors Eat e The 21-Day Belly Fix. “O perigo da margarina reside nas gorduras transgénicas que a compõe, que destroem a hidratação e consequentemente aceleram o aparecimento de rugas no rosto”, diz ainda.

Refrigerantes. A coca-cola e outros refrigerantes são extremamente ricos em açúcar. E isto sem falar de estarem também repletos de químicos que provocam cancro. Falando no açúcar, o elevado teor de glicose não só contribui para o desenvolvimento de diabetes ou obesidade, como compromete a fertilidade – impactando na ovulação e na mobilidade dos espermatozoides.

Veja o vídeo:

Carnes processadas e produtos de charcutaria. Um estudo publicado na revista científica Epidemiology, em 2014, encontrou uma ligação entre comer carnes processadas como salsichas, salame, fiambre, presunto ou mortadela e uma menor contagem de espermatozoides e infertilidade nos homens.

Veja também: Este truque caseiro vai ajudar a acabar com a caspa

Congelados. São alimentos ricos em sódio e “este químico contribui para a retenção de líquidos e uma aparência geral inchada, além de envelhecida”, alerta a médica Kayleen St. John, em declarações à Best Life. Quer evitar ter uma barriga inchada? Fuja dos alimentos congelados.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

15-10-2020



RELACIONADOS