Primeiro vinho afrodisíaco tem selo português

Primeiro vinho afrodisíaco tem selo português

Lifestyle

Primeiro vinho afrodisíaco tem selo português

O grupo Bacalhôa dá a conhecer um produto que promete apimentar o ambiente de futuras refeições O Berardo Reserva Familiar Branco é o primeiro vinho branco afrodisíaco a ser lançado no mercado. Vem conhecê-lo.

Artigo de Equipa Paraeles

11-02-2018

O nosso país continua a ter motivos de orgulho na viticultura. O primeiro vinho afrodisíaco já se encontra no mercado e Portugal foi o estreante na produção e inserção desta nova bebida no mercado. A ideia surgiu numa viagem do proprietário da Quinta da Bacalhôa, Joe Berardo, à Itália. Aí, o empresário português provou um vinho transalpino, de origens gregas e antecedentes guerreiros e afrodisíacos, chamado Greco di Tufo.

Desde 2010 que a casta deste produto tem sido colhida nas vinhas da península de Setúbal e, gradualmente, refinada ao nível da vinificação. Passados cinco anos, eis que surge o Berardo Reserva Familiar Branco 2015, o tal primeiro vinho afrodisíaco a ser produzido. De acordo com os enólogos do grupo vitícola, a bebida não tem nada de exclusivo, pelo que se trata apenas de uma junção de 70% de uvas da casta italiana com 30% da portuguesa Alvarinho, que está na base de produção de muitos vinhos brancos nacionais.

A colheita deste vinho, iniciada há dois anos, só gerou 733 garrafas. O Berardo Reserva Familiar Branco 2015 tem um preço individual de 49,50€ e encontra-se à venda nas lojas de vinhos, além das do grupo.

Cor: Verde citrina

Capacidade: 750ml

Grau: 14% Vol.

Vinificação: Seleccionámos para este vinho Reserva branco, 2 vinhos brancos da colheita de 2015 de castas distintas, plantadas na Península de Setúbal. O primeiro, um branco da casta Greco di Tufo, proveniente da nossa vinha das Faias plantada em 2010. O segundo é um vinho da casta Alvarinho proveniente de uma vinha plantada nas encostas da serra da Arrábida. Ambos os vinhos foram vinificados separadamente. O lote final foi feito no principio de 2016 tendo sido depois engarrafado.

Notas de prova: De cor verde citrina este vinho apresenta-se com um aroma floral e frutado lembrando citrinos, frutas amarelas e flores brancas. Na boca estes aromas são intensificados e completados por uma acidez bem presente e uma estrutura elegante, dando um final rico, fresco e muito elegante. Vinho branco “equilibrado, muito rico de aromas e sabores, mas com uma acidez que o torna leve e vivo, poderá ser apreciado sozinho. À refeição poderá acompanhar pratos mais leves, como saladas, mariscos, peixes ou carnes de aves. Sem esquecer que com queijo resulta numa óptima combinação.”

Temperatura de Serviço:  10-12.ºC

Prémios: Colheita de 2015: Revista de Vinhos – Melhor de Portugal (2016)

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

11-02-2018



RELACIONADOS