Metade dos portugueses escolhe as férias pelos “likes” nas redes sociais

Metade dos portugueses escolhe as férias pelos “likes” nas redes sociais

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Metade dos portugueses escolhe as férias pelos “likes” nas redes sociais

Estudo indica que 1 em cada 2 portugueses escolhe o destino de férias segundo o seu potencial de partilha nas redes sociais.

Artigo de Equipa Paraeles

14-04-2019

O peso das redes sociais é, aos dias de hoje, cada vez maior. E esse efeito sente-se até nas férias, numa altura em que o vício podia ser colocado um pouco de parte. Mas, pelo contrário, as redes sociais assumem um papel fundamental nas férias. É essa a conclusão de um estudo da eDreams, que diz que metade dos portugueses escolhe os seus destinos de férias pelo potencial que têm para ser partilhados nas redes sociais.

Também em Espanha (55%) e em Itália (58%) os viajantes inquiridos pela eDreams afirmaram ter em conta o quanto os seus destinos são “instagramáveis” – no entanto, esta tendência ainda não se verifica nos outros países europeus estudados. Em França (42%), na Alemanha (31%) e no Reino Unido (20%) os viajantes ainda não estão muito preocupados com a “instaworthiness” dos seus destinos.

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No entanto, e se parece ser bastante importante para os portugueses que os seus destinos lhes proporcionem boas fotos, ainda não se pode dizer que os chamados influenciadores digitais tenham um grande impacto na decisão quanto aos locais para onde escolhem viajar. Apenas 6% dos inquiridos diz escolher o destino de acordo com o que vê nas redes sociais. A decisão tomada pelos próprios, sem qualquer ajuda externa, continua a ser a grande tendência dos portugueses (54%) na escolha dos seus destinos.

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Mais de metade dos portugueses prefere não editar as fotos partilhadas nas redes sociais

E se durante as férias as fotos que tiram afinal não saem assim tão bem? O estudo da eDreams concluiu também que 4 em 10 portugueses retoca as imagens. Isto quando a realidade não corresponde às suas expectativas. Mas 60% continua a preferir mantê-las naturais, mesmo que implique receber menos “likes” nas redes sociais. Os restantes países europeus parecem concordar com Portugal. 54% dos inquiridos afirma não retocar as suas fotos para as tornar mais apelativas.

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Por outro lado, os portugueses parecem não achar muita piada quando os seus contactos partilham muitas fotos de férias nas redes sociais. A maioria dos inquiridos afirma que as pessoas só fazem isso “para se exibir” (32%) e que dessa forma “não estão a aproveitar as férias” (25%). Apenas 22% dos inquiridos considera que a partilha de muitas fotos pode significar “que estão realmente a desfrutar” da sua pausa.

As redes sociais têm relativa influência sobre o que fazemos em férias, mas ainda não são o mais importante. Quando inquiridos sobre o mais difícil de renunciar durante as férias, os portugueses são claros. O mais difícil seria perder as idas à praia (29%). São 15% os que afirmam que o mais difícil seria não aceder a redes sociais. Dentro destes, seriam os “millennials” quem teria maior dificuldade em desligar.

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Artigo de
Equipa Paraeles

14-04-2019



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