Ponte 25 de Abril volta a chamar-se Ponte Salazar

Ponte 25 de Abril volta a chamar-se Ponte Salazar

Lifestyle

Ponte 25 de Abril volta a chamar-se Ponte Salazar

Ponte 25 de Abril aparece no Google Maps como Ponte Salazar e está instalada a polémica.

Artigo de Bruno Seruca

01-03-2024

Quem tem por hábito usar o Google Maps ter-se-á apercebido de uma importante mudança. A Ponte 25 de Abril aparece agora com o nome Ponte Salazar, algo que tem dado que falar nas redes sociais. Não se sabe quando é que a mudança foi feita pela primeira vez, a Google já corrigiu a informação, mas volta a ser possível ler-se Ponte Salazar na travessia do Tejo. Afinal, o que aconteceu? O nome mudou mesmo?

Leia ainda: Pena de morte: 4 execuções mais bárbaras da atualidade

O polémico vestido de Lenka em O Preço Certo

O que se passa é que a Google permite que os utilizadores possam sugerir mudanças nos mapas apresentados. E empresa norte-americana explica ao Público que “permitir que os utilizadores sugiram edições ao mapa permite ter detalhes mais abrangentes e atualizados”. Ainda assim, existe a perfeita noção de que existe a real possibilidade de que possam “ocasionalmente, [surgir] imprecisões ou edições incorretas sugeridas pelos utilizadores”. Não se sabe ao certo o que terá acontecido. Mas a polémica tem lugar depois do debate entre os partidos sem assento parlamentar, que foi emitido pela RTP. E no qual José Pinto Coelho, líder do partido de extrema-direita Ergue-te (antigo PNR) se refere à Ponte 25 de Abril como Ponte Salazar. O jornalista Carlos Daniel ainda tentou, sem sucesso, alertar para o atual nome da ponte.

Vários pedidos?

Ponte Salazar é o nome original da estrutura que faz a travessia do Tejo. A ponte foi construída durante o regime do Estado Novo e inaugurada em 1966. Com o nome a prestar homenagem a António de Oliveira Salazar, então presidente do Conselho de Ministros. Após a revolução de Abril, foi renomeada de Ponte 25 de Abril. Em relação às alterações no Google Maps, qualquer pessoa pode sugerir uma, independentemente de usar a aplicação no telemóvel ou no computador. Depois, será a empresa a aceitar ou recusar as sugestões apresentadas. Neste caso, especula-se que tenham existido muitas sugestões de mudança, o que dá mais força ao pedido.

Fotos: Shutterstock

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

01-03-2024



RELACIONADOS