Mindful eating, a forma de perder peso sem dietas nem exercício físico

Mindful eating, a forma de perder peso sem dietas nem exercício físico

Lifestyle

Mindful eating, a forma de perder peso sem dietas nem exercício físico

Aquilo que distingue o mindful eating, que em português pode ser definido como alimentação consciente, é o poder da mente.

Artigo de Bruno Seruca

09-12-2019

Conseguir perder peso sem estar sujeito a uma dieta exigente ou passar muito tempo no ginásio é um desejo partilhado por muitos. E que poderá ser alcançado com recurso ao mindful eating. Termo que em português pode ser traduzido para alimentação consciente. E que não exige deixar de comer aquilo de que mais gosta nem passar muitas horas a treinar. O que distingue o mindful eating é alcançar o seu objetivo através da mente.

“Quando vivemos em provação, temos uma restrição muito grande. Então as pessoas perceberam que podem ter um estilo de vida muito saudável e mesmo assim conseguir comer as coisas de que gostam”, começa por dizer a nutricionista clínica Gabriela Cilla, em declarações ao site brasileiro Delas. A profissional realça que para que tudo corra na perfeição é necessário saber “administrar bem os sentimentos”.

Junte-se a nós no Instagram

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Descubra em www.paraeles.pt 6 posições para experimentar sexo no duche. #paraeles #amoresexo #duche #shower #sex

Uma publicação partilhada por ParaEles (@paraelesofficial) a

Mindful eating, a forma de perder peso sem dietas nem exercício físico

Gabriela Cilla destaca ainda um detalhe fundamental. Que passa pelo facto de as pessoas ficarem bem com as escolhas que fazem no momento em que estabelecem prioridades. “É um fator preventivo para a questão emocional. Diminui o índice de depressão. Se a pessoa está muito bem resolvida, não precisa de fazer coisas extremistas. Prevenimos uma compulsão, um distúrbio de imagem. Acabámos por reeducar”, salienta. “A pessoa irá procurar sempre opções que são melhores. Então previne doenças crónicas e até melhora o índice de sedentarismo, porque pode até incluir uma atividade física no plano”, prossegue.

Leia ainda: 5 alimentos saudáveis, deliciosos e que saciam qualquer pessoa

A nutricionista explica ainda como é que o mindful eating se aplica nas rotinas diárias de cada um. O primeiro passo é perceber em que patamar se está e definir o objetivo a atingir. “É interessante criar um plano real com um médico ou nutricionista que acompanha e define metas atingíveis. É o primeiro ponto. Se as metas não são atingidas, as pessoas ficam frustradas e a frustração piora tudo”, defende. Realçando que está tudo na mente. “Se eu como fast-food todos os dias e se deixar de comer, isso já me irá ajudar. Já melhorou 50% do que estava no meu dia. É ter a noção da realidade e, frente a ela, traçar um objetivo atingível”, explica.

Por fim, Gabriella Cilla garante que qualquer pessoa pode praticar mindful eating. “As pessoas não sabem que isto existe, talvez todos devessem praticar. É tentar frente ao caos, achar uma luz. O mindful está dentro de todas as pessoas, só precisamos saber como explorar e aflorar isso, porque é do ser humano”, conclui.

Fotos: iStock by Getty Images

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

09-12-2019



RELACIONADOS