Uma das grandes conclusões que podemos retirar deste tempo de quarentena em casa é que o stress não é um exclusivo do nosso local de trabalho. O facto de ter que ficar em casa por tanto tempo é também por si só um potencial foco de stress, pelo que importa saber o que fazer para o combater. Isso pode ser feito com exercícios bastante simples.
Leia ainda: Fique a saber qual é a fruta que ajuda a emagrecer se a comer 15 minutos antes da refeição
São técnicas simples e que podem ser altamente eficazes no aliviar do stress. Muitas vezes, focam-se no controlo da respiração, mas existem outras formas. Dois desses exercícios partilhados foram pelo PronoKal, uma empresa dedicada à saúde e bem-estar.
Veja o vídeo:
Controlar a respiração é o segredo para aliviar o stress
A intenção do primeiro exercício é precisamente desacelerar a respiração. Ajuda a autorregulação emocional, tem um efeito relaxante e torna possível limpar a mente. Deve começar por inspirar devagar e profundamente pelo nariz, enchendo o abdómen. Sustenha o ar durante cerca de três segundos. Feito isto, expire muito lentamente pela boca, com um leve sopro. Deve repetir este exercício várias vezes.
Veja também: 3 coisas que pode fazer com as cascas de ovos
O segundo exercício alivia a tensão física causada pelo stress, mais concretamente na face. Contraia partes diferentes do rosto por 20 segundos e relaxe-as na seguinte ordem:
Testa.Enrugue a testa levantando as sobrancelhas. Mantenha durante 20 segundos e depois solte.
Olhos. Feche bem os olhos. Mantenha pressionado por 20 segundos e depois solte.
Nariz. Enrugar o nariz abrindo as narinas. Mantenha durante 20 segundos e depois solte.
Língua. Pressione a língua sobre o palato. Mantenha durante 20 segundos e depois solte.
Lábios. Force um sorriso esticando os cantos dos lábios. Mantenha durante 20 segundos e depois solte.
Cara. Enrugue o rosto inteiro. Segure por 20 segundos e depois relaxe.