5 formas de descobrir se anda a consumir vinho em excesso

5 formas de descobrir se anda a consumir vinho em excesso

Lifestyle

5 formas de descobrir se anda a consumir vinho em excesso

O consumo excessivo de vinho pode dar origem a problemas no corpo e existem várias formas de descobrir se está a beber mais do que devia.

Artigo de Bruno Seruca

22-07-2020

Um copo de vinho é uma boa forma de descontrair. Só que em muitos casos, depois de um copo vem outro e a seguir mais um. Até que já se bebeu uma garrafa de vinho ou mais. É sabido que o consumo excessivo de vinho tem efeitos negativos para o corpo. Mas será que existe uma forma de perceber quando é que está a consumir vinho em excesso? O site Eat This, Not That! avança com cinco formas de descobrir se está a abusar no consumo de vinho.

Junte-se a nós no Instagram

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Descubra em www.paraeles.pt 5 alimentos que ajudam a combater as alergias típicas da primavera. #paraeles #lifestyle #saude #primavera #alergias #alimentação #health

Uma publicação partilhada por ParaEles (@paraelesofficial) a

1 – Mal-humorado e/ou ansioso
O consumo regular de vinho pode ter um impacto nas zonas do cérebro que regulam o humor. O cerebelo, que é área que controla a memória e emoções, é afetada pelas bebidas alcoólicas.

2 – Desidratação
O álcool é um diurético e o consumo excessivo (principalmente à noite) leva à desidratação. Um dos segredos passa por alternar o vinho com água.

Leia ainda: Descubra se as bebidas alcoólicas aumentam o risco de contágio do coronavírus

3 – Dores de cabeça regulares
Ao ser um diurético, o álcool levará a que seja libertada água do seu cérebro. Algo que pode dar origem a dores de cabeça regulares. Sem esquecer o etanol (presente no álcool) que pode dar origem a enxaquecas.

4 – Problemas em dormir
Precisa de esperar entre quatro a cinco horas para que o álcool deixe o seu sistema. Se beber muito vinho à noite, poderá ter uma pior qualidade de sono.

5 – Alimentos com muito açúcar
O vinho (e outras bebidas alcoólicas) destacam-se pela alta quantidade de hidratos de carbono e açúcar. Quanto maior o consumo, maior o desejo de ingerir alimentos com muito açúcar.

Fotos: iStock by Getty Images

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

22-07-2020



RELACIONADOS