De mero dormitório a cidade da moda, descubra o melhor de Almada

De mero dormitório a cidade da moda, descubra o melhor de Almada

Lifestyle

De mero dormitório a cidade da moda, descubra o melhor de Almada

Outrora vista como mero dormitório e como uma zona sem muito para explorar em termos turísticos, a Margem Sul do rio Tejo tem conhecido assinalável desenvolvimento nos últimos anos. E com o concelho de Almada em plano de grande destaque.

Artigo de André Cruz Martins

10-01-2020

Outrora vista como mero dormitório e como uma zona sem muito para explorar em termos turísticos, a Margem Sul do rio Tejo tem conhecido assinalável desenvolvimento nos últimos anos. E com o concelho de Almada em plano de grande destaque. É possível ter um dia muito bem passado em Almada e nos seus arredores. Há lugares e museus interessante para visitar e restaurantes da moda para degustar de excelente gastronomia.

A estátua do Cristo Rei e a Casa da Cerca

Apesar do notável desenvolvimento que a zona em redor de Almada conheceu nos últimos anos, a enorme estátua do Cristo Rei continua a ser a atração turística mais emblemática. Erguido 215 metros acima do nível do mar, oferece uma panorâmica de 360 graus sobre as duas margens do Rio Tejo. Foi inaugurado em 1959 e continua a receber muitos peregrinos, mas também pessoas que querem apenas desfrutar da vista magnífica. O Cristo Rei está voltado para Lisboa por uma razão simbólica: ao estar de braços abertos para a capital, todo o mundo português estaria dentro do abraço de Deus.

Leia ainda: A cerâmica, um mercado diário e a boa gastronomia das Caldas da Rainha

Outro local de visita obrigatória é a Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea. Iniciou a sua actividade em 1993, acolhendo exposições de arte contemporânea. Pode também passear pelos seus magníficos jardins e vislumbrar uma bela paisagem sobre o estuário do Rio Tejo. No Jardim Botânico “O Chão das Artes” é possível conhecer a ligação entre a Botânica e as Artes. O Museu Naval é outro espaço cultural bastante interessante, sendo um local que mostra a importância da construção naval na história do concelho de Almada.

O Convento dos Capuchos e o Parque da Paz

Na sua visita a Almada não deixe ainda de passar pelo Convento dos Capuchos. Com localização privilegiada sobre o Atlântico, num dia sem nebulosidade a vista alcança Lisboa, a Serra de Sintra, a baía de Cascais, a Serra da Arrábida e o Cabo Espichel.

Veja também: Ericeira, a vila do surf, dos alojamentos originais e do melhor marisco perto de Lisboa

Construído no século XVI por frades franciscanos, foi totalmente restaurado pela Câmara Municipal de Almada, mantendo a traça original. Possui jardins muito agradáveis para dar um passeio relaxante. O Parque da Paz é outro local de grande beleza que proporciona momentos de tranquilidade. Tem centenas de árvores, um lago com cisnes e patos-reais.

Restaurantes na moda

Há alguns anos eram poucos eram os lisboetas que se deslocavam propositadamente a Almada para almoçar ou jantar num restaurante. Um dos restaurantes responsáveis por essa mudança de paradigma é o Ponto Final, onde pode deliciar-se com fantástica comida tradicional portuguesa. Adicionalmente, este restaurante dispõe de uma vista magnífica sobre o rio Tejo e Lisboa.

Destaca-se o peixe sempre fresco, o arroz de cabidela e os rojões. Se for apreciador de um bom bife, desloque-se à Tasca do Bife, em pleno centro de Almada. Há carnes internacionais e molhos fantásticos a acompanhar os magníficos bifes.

Percorra a galeria e veja mais fotos de Almada.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
André Cruz Martins

10-01-2020



RELACIONADOS