Existem dois tipos de pessoas no que ao fazer a cama diz respeito. Há quem defende que a mesma deve ficar feita logo pela manhã e outros que entendem que o melhor é sair de casa e deixar a cama por fazer. Esta discussão é muito antiga, mas existe agora uma opinião que talvez ajude a aumentar o grupo de pessoas que acham que o melhor é deixar a cama por fazer.
Leia ainda: 10 hábitos comuns (e provavelmente diários) que podem fazer mal à saúde
O polémico vestido de Lenka em O Preço Certo
Especialistas na matéria revelam, ao Daily Star, que o melhor é mesmo deixar a cama por fazer de manhã. É que este comportamento é o melhor para matar pequenos animais que estão escondidos debaixo dos lençóis. Ao deixar a cama a apanhar ar estará a ajudar a que morram os milhões de ácaros que vão apodrecendo debaixo dos lençóis.
Ponto de partida para problemas de saúde
Os pequenos animais, com um quarto de milímetro de comprimento, multiplicam-se em espaços quentes, como é o caso dos lençóis. E alimentam-se de células mortas da pele. Se deixar a cama por fazer irá estar a ajudar a que os ácaros não se alimentem. E que acabem por morrer de fome. “Uma cama perfeitamente feita é um ponto de acesso para os ácaros. Servindo como um espaço quente e ideal para esses insetos sobreviverem e prosperarem. Arrumar a cama de manhã permite-lhes sobreviver e reproduzir-se, multiplicando-se e crescendo, o que por sua vez pode desencadear asma, eczema ou possíveis alergias semelhantes à febre dos fenos. Os sintomas podem incluir congestão nasal, erupções cutâneas, espirros e olhos lacrimejantes”, explicam.
Quando fazer a cama?
Se é daquelas pessoas que gosta mesmo de fazer a cama, fique a saber que deverá esperar, pelo menos, uma hora antes de o fazer. Este é o tempo necessário para que os ácaros morram de fome. Este tempo ajuda a que a humidade e o suor acumulados durante a noite sejam libertados da cama. Mudar os lençóis semanalmente e manter o quarto ventilado também ajuda a travar a reprodução dos ácaros.
Fotos: Shutterstock