A palavra passadiços é automaticamente associada à vila de Arouca e ao rio Paiva. São os mais famosos em Portugal e localizam-se na margem esquerda do Rio Paiva. Os oito quilómetros de caminhada proporcionam um passeio “intocado”, rodeado de paisagens de beleza ímpar, num autêntico santuário natural, junto a descidas de águas bravas, cristais de quartzo e espécies em extinção na Europa.
Leia ainda: Esta é a melhor forma de estar em contacto com a Natureza
O percurso estende-se entre as praias fluviais do Areinho e de Espiunca, encontrando-se, entre as duas, a praia do Vau. Uma viagem pela biologia, geologia e arqueologia que ficará na memória de qualquer apaixonado pela natureza. Os passadiços do Paiva sofreram um duro revés e parte deles foi consumida por um violento incêndio em agosto de 2016. No entanto, rapidamente foram recuperados e até ampliados. Entretanto, algumas zonas de Portugal tiveram a mesma ideia e construíram os seus próprios passadiços.
Percorra a galeria para descobrir quais são os passadiços em Portugal que precisa de conhecer.
Siga o ParaEles no Instagram
1/10
Passadiços do Sistelo - Está inserido na Ecovia do Vez e passa pelo Sistelo, aldeia conhecido por Tibete português graças aos seus socalcos construídos para aproveitar o pouco solo arável. A aldeia do Sistelo faz parte da Reserva Mundial da Biosfera e é candidata a património mundial da UNESCO. O percurso tem 10 quilómetros de extensão, iniciando-se na ponte medieval de Vilela e terminando na aldeia do Sistelo. A ritmo moderado, demora cerca de três horas de caminhada. Se o tempo estiver quente, leve fato de banho, pois vai encontrar ótimos locais para refrescar-se.
2/10
Passadiços do Sistelo
3/10
Passadiço da Barrinha de Esmoriz - Estes passadiços foram concluídos em 2017 e têm 8 quilómetros de extensão, unindo as freguesias de Esmoriz, Ovar e Paramos, em Espinho. Existe ainda um posto de observação de aves. O caminho foi feito à volta de uma lagoa e uma exuberante vegetação acompanha a caminhada. Não faltam pássaros e na água nadam centenas de patos.
4/10
Passadiço da Barrinha de Esmoriz
5/10
Passadiços de Fiães - Localizados nas margens do Rio Uíma, estes passadiços situam-se numa área bastante pantanosa e arborizada, com uma grande beleza natural. É possível encontrar pequenos canais, onde a água flui com abundância. Também foi construída uma torre de observação de aves para os amantes de birdwatching. O percurso não é muito longo e tem várias sombras que podem ser aproveitadas para descansar ou observar a vida em redor.
7/10
Passadiços do Alamal - Os Passadiços do Alamal estendem-se na margem sul do Tejo, entre a Praia do Alamal e a ponte de Belver, no Concelho de Gavião. Ao longo do trajeto, a vista alcança sempre o lindo Castelo de Belver. Pelo caminho, encontramos patos, cegonhas e outras espécies de aves e plantas. O trajeto tem 4 quilómetros.
8/10
Passadiços do Alamal
9/10
Passadiços do Osso da Baleia - Estes passadiços começam na Praia do Osso da Baleia, em Pombal e foram criados para preservar as dunas e a vegetação envolvente. Pode caminhar, correr ou andar de bicicleta e pelo caminho, dar um mergulho, se a temperatura estiver quente. . O nome desta praia tem origem no início do século XX devido ao aparecimento de um esqueleto de baleia que, segundo testemunhos, terá dado à costa naquele areal.
10/10
Passadiços do Osso da Baleia
Siga o ParaEles no Instagram