Alcobaça, dos monumentos incríveis à doçaria que é uma perdição

Alcobaça, dos monumentos incríveis à doçaria que é uma perdição

Lifestyle

Alcobaça, dos monumentos incríveis à doçaria que é uma perdição

Alcobaça é uma bonita cidade no distrito de Leiria. Fica a apenas 120 quilómetros de Lisboa e a viagem desde a capital dura apenas cerca de uma hora de carro. Dada a proximidade, é um excelente destino para uma escapadinha de fim de semana.

Artigo de André Cruz Martins

22-01-2020

Alcobaça é uma bonita cidade no distrito de Leiria. Fica a apenas 120 quilómetros de Lisboa e a viagem desde a capital dura apenas cerca de uma hora de carro. Dada a proximidade, é um excelente destino para uma escapadinha de fim de semana. Esta cidade com apenas 7 mil habitantes destaca-se por alguns edifícios históricos majestosos. E pela magnífica doçaria conventual, cuja melhor representante é uma das mais famosas pastelarias portuguesas. Vamos ainda sugerir um excelente local para ficar alojado com todo o conforto.

O Mosteiro e Castelo de Alcobaça

A atração turística mais conhecida de Alcobaça é o seu Mosteiro. Erigido segundo o modelo da Abadia de Claraval, casa-mãe da Ordem de Cister em França, é um belíssimo monumento classificado como património da humanidade pela UNESCO. Do conjunto monástico fazem parte a Igreja com planta em cruz latina, e três claustros seguidos, de dois andares. Recentemente foi descoberta a existência de um quarto claustro que terá sido destruído aquando o grande terramoto de 1755. Os túmulos de Dom Pedro I e de Inês de Castro encontram-se no interior do Mosteiro.

Leia ainda: Idanha-a-Nova, a vila dos palacetes ainda preserva uma tradição ancestral

Não deixe também de visitar o Castelo de Alcobaça. Foi edificado sobre um monte com cerca de 70 metros de altura, do lado poente do Mosteiro. De noite, costuma estar iluminado, proporcionando um belo espetáculo. Vale a pena subir ao castelo e apreciar a vista sobre a cidade de Alcobaça e sobre os campos até à imponente Serra dos Candeeiros.

Os doces da Alcôa e os sabores do Frei Bernardo

A gastronomia e a doçaria de Alcobaça foram muito influenciadas pelos Mosteiros e conventos da Ordem de Cister existentes na região. Dê uma saltada à famosa pastelaria Alcôa, onde encontra uma infindável lista de doces conventuais.
Para degustar de uma excelente refeição, aconselhamos o restaurante Frei Bernardo. Algumas das especialidades da casa são Bacalhau à Dona Inês, Bacalhau à Frei Bernardo, Perna de Porco Assada e Frango na Púcara. Fica no centro da cidade, na Rua Dom Pedro V.

Onde ficar alojado

Para ficar alojado com todo o conforto em Alcobaça, sugerimos o Vale D’Azenha. Este hotel fica a cinco minutos do centro de Alcobaça. Aqui encontra um refúgio de tranquilidade, numa simbiose perfeita entre o tradicional e o contemporâneo. E num cenário em comunhão com a natureza. Dispõe de 17 quartos e duas suítes. E ainda de seis residências temáticas “pet friendly”. As espécies autóctones circundantes conferem-lhes um ambiente único.

Percorra a galeria e veja mais imagens de Alcobaça.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
André Cruz Martins

22-01-2020



RELACIONADOS