Abacate, amigo ou vilão de uma alimentação saudável?

Abacate, amigo ou vilão de uma alimentação saudável?

Lifestyle

Abacate, amigo ou vilão de uma alimentação saudável?

Há quem critique o consumo de abacate por ser altamente calórico, mas outros são da opinião que faz bem à saúde e que é excelente para quem deseja perder peso.

Artigo de Bruno Seruca

11-10-2020

Com origem no México e na América do Sul, o abacate é um dos alimentos da moda. Por outro lado, ao longo dos tempos tem sido considerado um dos grandes vilões de uma alimentação saudável. O que nos deixa numa encruzilhada. Afinal, devemos ou não comer esta fruta que muitos não dispensam nas suas dietas? A resposta é sim!

Junte-se a nós no Instagram

Abacate, amigo ou vilão de uma alimentação saudável?

Muitos criticam o consumo de abacate, defendendo ser uma fruta com um alto teor calórico. “O abacate é uma fruta calórica e gordurosa. Porém, são gorduras saudáveis e calorias não vazias, ou seja, calorias que oferecem também diversos nutrientes ao nosso organismo”, explica a nutricionista Renata Guirau, em declarações ao site brasileiro Delas.

Leia ainda: 10 alimentos que ajudam a combater o colesterol

Rico em ácidos gordos, ómega 6, ómega 9, o abacate conta ainda com muitas vitaminas e minerais. O que faz com que seja excelente para a saúde óssea, muscular e cardiovascular. Bem como no controlo da pressão arterial. Ajuda ainda a fortalecer a imunidade, sendo ainda um excelente anti-inflamatório. A vitamina A faz com que também atue no sistema reprodutivo. Importa ainda salientar que ajuda ao melhor funcionamento da mente.

É também uma excelente opção para quem deseja perder peso. “O teor aumentado de gorduras pode favorecer a saciedade, ajudando a controlar a ingestão de alimentos ao longo do dia”, refere Renata Guirau. “O teor reduzido de hidratos de carbono também pode ser um fator benéfico, dependendo da estratégia para emagrecer. Estudos mostram que o consumo em geral de fontes de compostos funcionais, como o abacate, pode ajudar no controlo do peso e redução da obesidade a longo prazo”, conclui.

Fotos: iStock by Getty Images

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

11-10-2020



RELACIONADOS