8 efeitos benéficos da azeitona no nosso organismo

8 efeitos benéficos da azeitona no nosso organismo

Lifestyle

8 efeitos benéficos da azeitona no nosso organismo

A azeitona está constantemente presente na mesa de muitos portugueses, mas sabe quais são os benefícios que traz para a saúde? São muitos e nós revelamos quais.

Artigo de Hugo Mesquita

12-06-2020

A azeitona é um dos principais elementos da famosa dieta mediterrânica, típica dos país do sul da Europa (incluindo Portugal) cujos benefícios para a saúde são objeto de vários estudos. Mas pegando em particular na azeitona propriamente dita, que benefícios trará este pequeno fruto ao nosso organismo?

Antes de conhecer os benefícios, importa conhecer as propriedades deste fruto que é tão comum nas mesas dos portugueses. Ora, a azeitona é rica em vitaminas, ácidos gordos e sais minerais como potássio, fósforo e sódio. Além disso, é composta por água, fibras e antioxidantes. É igualmente um fruto com um elevado teor calórico, sendo que 100 gramas de azeitona preta contém 194 calorias e a verde tem cerca de 137 calorias.

8 efeitos benéficos da azeitona no nosso organismo

É um alimento super completo, mas que deve se digerido com moderação. O elevado teor calórico ou o sódio podem assustar, mas com cautela, comendo cerca de 4 azeitonas por dia, fornecerá o seu organismo com todos os nutrientes saudáveis do fruto. Isto, claro, sem sobrecarregá-lo com quantidades excessivas de sal.  Mas e os benefícios? São oito os apontados pelo site UOL, que aqui reproduzimos.

Benefícios da azeitona no nosso organismo

Em primeiro lugar, e em altura em epidemia, saiba que a azeitona ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Não menos importante, e de certa forma relacionado, regula o funcionamento do intestino e ajuda na prevenção do cancro do cólon. Saiba também que melhora a saúde da visão e ajuda a prevenir doenças cardiovasculares. É também um excelente aliado na luta contra a osteoporose, ajudando no fortalecimento dos ossos. Mantém a pele saudável e jovem e é também um importante aliado na dieta, já que, por ser um alimento saciante, ajuda a atenuar a fome.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

12-06-2020



RELACIONADOS