Uma torrada queimada por dia e não sabe o mal que lhe fazia

Uma torrada queimada por dia e não sabe o mal que lhe fazia

Lifestyle

Uma torrada queimada por dia e não sabe o mal que lhe fazia

Um estudo norte-americano concluiu que tostar o pão em demasia pode expor os indivíduos a mais poluição atmosférica do que se estivessem numa autoestrada.

Artigo de Equipa Paraeles

20-02-2019

Como gosta da sua torrada? Se se contenta com ela com uns tons mais dourados, está num bom caminho (desde que não exagere na manteiga, claro). Se por outro lado é adepto das torradas mais queimadas, tenha cuidado. Pode estar exposto a um ambiente em que a poluição atmosférica é maior do que se tivesse numa autoestrada.

Essa é conclusão de um grupo de investigadores da Universidade de Texas, em Austin, no Estados Unidos. Apuraram os perigos de queimar o pão em excesso e concluíram que os indivíduos devem devem deixar que o alimento atinja apenas um “tom semelhante ao ouro claro”.

Notaram que assar e fritar alimentos em demasia é igualmente tóxico, mas foi o impacto nocivo das torradeira que mais impressionou a equipa. Quem o revelou foi a investigadora Marina Vance ao jornal britânico “The Times”.

“Quando fazemos uma torrada, aquele aparelho começa a aquecer os detritos e sujidade presentes na torradeira e que ainda inclui óleos”, explica. Alerta ainda para a emancipação de partículas tóxicas para a atmosfera pelas torradeiras. “Ao acrescentarmos o pão – a torradeira vai emitir para o ar uma variedade perigosa de elementos”, revelou a investigadora.

Junte-se no Instagram:

 

Fumo das torradeiras repleto de partículas

O problema está no fumo lançado pelas torradeiras, mais evidente quando as torradas estão queimadas. Este fumo, diz a especialista, “está repleto de partículas”.

“Partículas essas que são consideradas tóxicas e nada saudáveis, comparativamente até aos níveis comuns de poluição a que estamos expostos nas auto-estradas ou ruas das grandes cidades”, diz ainda a especialista.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a poluição atmosférica não deve conter mais de 25 microgramas de partículas finas. Nas torradas queimadas estas partículas estão nuns perigosos três a quatro mil microgramas por metro cúbico, ou seja 150 vezes mais que o limite referido pela OMS.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

20-02-2019



RELACIONADOS