Vive sozinho e tem receio que a sua casa não seja segura o suficiente para evitar assaltos? De acordo com os dados de 2020 do INE (Instituto Nacional de Estatística), são 853 mil as pessoas que vivem sozinhas em Portugal. Desta forma, é importante ter em conta alguns dos fatores que podem proteger a sua habitação. Consulte abaixo dicas para se sentir em segurança, mesmo vivendo sozinho, avançadas pela Securitas Direct.
5 dicas para proteger a habitação quando vive sozinho
1. Reforce a segurança de janelas e portas de ligação a varandas ou terraços, especialmente se estes forem de fácil acesso a partir da rua. É também aconselhável não deixar objetos de valor nestas divisões.
2. Verifique o estado das fechaduras. As portas exteriores devem ter uma fechadura com tranca para impedir ou dificultar a sua abertura.
Leia ainda: Aprenda a aquecer a casa durante o inverno sem gastar mais e de forma saudável
3. Assegure a iluminação exterior durante a noite. Ter algum ponto de luz externa reduz o risco de roubo.
4. Convide familiares ou amigos para irem a sua casa com regularidade. Se possível, peça-lhes para dormirem em sua casa de vez em quando.
5. Mantenha o imóvel sob vigilância permanente. Os mais avançados sistemas de segurança permitem, através de acesso remoto por telemóvel, não só controlar o alarme mas também verificar tudo o que se passa na sua ausência. Basta para isso que tenha um smartphone com tecnologia adequada para o efeito.