4 coisas que todos temos em casa e que são um perigo para a saúde

4 coisas que todos temos em casa e que são um perigo para a saúde

Lifestyle

4 coisas que todos temos em casa e que são um perigo para a saúde

São objetos que tendemos a desvalorizar, mas que podem ser um verdadeiro perigo para a saúde.

Artigo de Bruno Seruca

15-04-2024

Existem coisas que acabam por ser comuns nas casas de todos. O que muitos desconhecem é que estamos a falar de objetos que são um verdadeiro perigo para a saúde. E que exigem que exista uma gestão moderada dos mesmos. Quem o alerta é a Plumbworld, que tenta dar especial destaque a riscos que tendem a ser ignorados em grande escala. E que podem levar a problemas de saúde no imediato e também a longo-prazo.

Leia ainda: A pensar em férias? easyJet tem viagens baratas a partir dos 11,99 euros

Este vídeo pode interessar-lhe

1 – Smartphones e tablets

São cada vez mais comuns e em grande número. Aliás, muitas pessoas já nem sabem viver sem estes gadgets. Só que são objetos que tendem a acumular um enorme número de germes, bactérias como a E-coli e vírus como a gripe ou coronavírus. Tudo isto piora quando mexe nos mesmos e não lava as mãos antes de fazer coisas tão simples como confecionar refeições. O que faz com que os germes possam ser transferidos para alimentos e superfícies.

2 – Panelas anti-aderentes

São vistas como uma espécie de maravilha na cozinha. Só que escondem alguns riscos, principalmente quando começam a ficar muito aquecidas ou arranhadas. O que faz com que o revestimento químico responsável pela superfície anti-aderente se comece a estragar, libertando substâncias potencialmente tóxicas para o ar alimentos. Por isso, tente pré-aquecer estas panelas sem alimentos e troque aquelas que começam a ficar arranhadas.

3 – Caixas de plástico

Praticamente todas as pessoas têm caixas destas para guardar as sobras de comida. Ou aquela comida que é feita a mais já a pensar nas marmitas para a semana. Só que existem plásticos que podem libertar produtos químicos para os alimentos, sobretudo quando estão a ser aquecidos. O recomendado é que opte por opções de vidro ou cerâmica para aquecer os alimentos. Ou certifique-se de que as caixas de plástico que tem são próprias para uso no micro-ondas.

4 – Produtos de limpeza anti-bacterianos

É algo que alimenta discussões há muito tempo. Existem estudos que defendem que não existe qualquer vantagem significativa – no que a prevenção de doenças diz respeito – quando se compara com o uso de sabão e água tradicionais. Sendo que existe a agravante de que alguns componentes podem ajudar a aumentar a resistência de antibióticos. A isto junta-se o efeito negativo no meio ambiente. O que faz com que seja recomendado o uso moderado deste tipo de produtos.

Fotos: Shutterstock

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

15-04-2024



RELACIONADOS