Por que é tão difícil conseguir e manter um abdominal definido?

Por que é tão difícil conseguir e manter um abdominal definido?

Desporto

Por que é tão difícil conseguir e manter um abdominal definido?

Ter o abdominal definido é o objetivo de muitas pessoas, mas a verdade é que não é nada fácil e existem diversos motivos para isso.

Artigo de Bruno Seruca

17-04-2024

No momento de começar a treinar muitas são as pessoas que têm como objetivo conseguir um abdominal definido. Algo que, verdade seja dita, não é propriamente fácil de alcançar. E existem vários motivos que ajudam a explicar os desafios de um dos mais desejados resultados daqueles que treinam. Algo que é explicado num texto partilhado no Study Finds.

Leia ainda: Estas são as pessoas que menos recorrem a medicamentos para a saúde mental

Atletas Olímpicas ousam como nunca

Como salienta o artigo, construir qualquer músculo exige um treino frequente com pesos. Algo que deverá ser combinado com uma dieta rica em proteínas. O treino irá ser fundamental no processo conhecido como síntese da proteína muscular. Algo que garante que novas proteínas sejam repetidamente produzidas, substituindo as antigas. Este processo aumenta quando existem refeições que contenham proteínas. Sendo que este processo é prolongado no tempo quando previamente foi feito um treino com pesos. Por exemplo, refere o artigo que treinar com pesos e comer 20 gramas de proteína por refeição irá maximizar síntese de proteína muscular. Com o passar do tempo isto fará com que os músculos cresçam. Só que os efeitos do treino com pesos na síntese de proteína muscular esgotam-se entre 24 a 48 horas. O que significa que o grupo muscular que deseja atingir deverá ser trabalhado, no mínimo, a cada dois dias. Se isto acontecer durante semanas ou meses irá notar alterações no tamanho do músculo.

Redução da gordura corporal

Só que, quando falamos de um abdominal definido, isto não chega. É necessário reduzir a gordura corporal geral para níveis baixos. O que faz com que os abdominais não estejam ocultados pela camada de gordura subcutânea que pode ficar entre os músculos e a pele. E como consegue isto? Com recurso ao déficit energético. Ou seja, terá que obrigatoriamente queimar mais calorias do que aquelas que está a consumir. Mais uma vez, estamos a falar de um processo que será visível passadas semanas ou meses. Para ter uma ideia, deverá ter uma percentagem de gordura corporal a rondar os 5 a 10% (8 as 15% nas mulheres) para que os músculos abdominais fiquem visíveis. Sendo que valores entre os 11 a 20% (16 a 30% nas mulheres) são considerados saudáveis.

Desafio psicológico

Ou seja, é um grande desafio. Tanto a missão de trabalhar os músculos como de ter o desejado déficit calórico. Estima-se que sejam necessários seis dias de treino por semana com uma mistura de exercícios que podem, por exemplo, ser com pesos alternados com treino intervalado de alta intensidade. Será ainda necessário que coma perto de três vezes a quantidade diária recomendada de proteína quando estiver com déficit calórico. Outro desafio passa pelo lado psicológico. Pois decidir seguir este caminho poderá levar a que altere rotinas junto dos amigos. Sem esquecer que manter o abdominal definido faz com que o compromisso seja ainda maior. Um erro comum passa por querer ter o abdominal definido o mais rápido possível. Algo que pode resultar em problemas para a saúde.

Fotos: Shutterstock

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

17-04-2024



RELACIONADOS