Os portugueses ficaram em choque ao receber a notícia de que dois portugueses tinham sido detidos na Indonésia num caso de suposto tráfico de droga. Sabe-se agora que um dos detidos é Rui Viana, de apenas 20 anos, que era visto como uma promessa do futebol português. E que é filho de Rui Óscar, antigo jogador do FC Porto, Boavista e Beira-Mar.
Leia ainda: Dani Osvaldo, ex-jogador do FC Porto assume vício em drogas e álcool: “A vida está a ficar fora de controle”
Ilona Matviychuk, a assistende dentária que aquece o Big Brother
A identidade do detido foi avançada pelo Diário de Notícias da Madeira. Que escreve ainda que, apesar de lhe apontarem um futuro promissor no futebol, Rui Viana decidiu colocar um ponto final na carreira de futebolista aos 20 anos. Para trás, na vida futebolística do jovem universitário, destacam-se passagens pelo Câmara de Lobos e Marítimo. Acreditava-se assim que Rui Viana, estudante universitário de economia, tinha tudo para seguir a carreira do pai, que chegou a sagrar-se campeão nacional com a camisola dos axadrezados em 2000/01.
Risco de pena perpétua ou de morte por fuzilamento
Já a SIC dá conta de que Rui Viana sonhava ser piloto, algo que não conseguiu concretizar. Salienta o canal que o jovem deixou a ilha da Madeira há uma semana, tendo supostamente viajado para Jacarta com dois quilos de cocaína escondidos. Acabaria por ser detido ainda no aeroporto. Agora, corre o risco de ser condenado a prisão perpétua ou a pena de morte por fuzilamento. Existe um segundo português, de 37 anos, que também foi detido. Haverá um terceiro suspeito, sem indicação de que tenha sido detido. Rui Viana (e o outro detido) já recebeu uma visita prisional consular por parte da Embaixada de Portugal em Jacarta. De acordo com informações avançadas pela CMTV, Rui Viana está a colaborar com as autoridades locais. E existe a esperança, mesmo sabendo que será complicado, de que possa cumprir a pena na Madeira.
Fotos: Reprodução Facebook