Moise Kean, o papa-recordes que Portugal derrotou é a arma de Marco Silva para atacar os “Big Six”

Moise Kean, o papa-recordes que Portugal derrotou é a arma de Marco Silva para atacar os “Big Six”

Desporto

Moise Kean, o papa-recordes que Portugal derrotou é a arma de Marco Silva para atacar os “Big Six”

Trocou a Juventus pelo Everton à procura de mais protagonismo. Custou quase 30 milhões ao conjunto de Liverpool.

Artigo de Equipa Paraeles

07-08-2019

Moise Kean, o jovem prodígio que pertencia à Juventus, é a contratação mais sonante do Everton para atacar a temporada 2019/2020. Com apenas 19 anos, o avançado é o quinto reforço do treinador português Marco Silva. O internacional italiano assinou por cinco temporadas e custou aos ingleses 27,5 milhões de euros, mais 2,5 em objetivos.

“Estou muito orgulhoso por assinar pelo Everton. Vou dar o melhor pela equipa. Vim para um clube com futuro, ambicioso e vou trabalhar arduamente para ajudar o clube a alcançar o que pretende. Estou habituado a vencer e quero trazer essa atitude para a equipa”, afirmou Kean, em declarações à televisão do clube, que pela Juventus apontou oito golos em 21 jogos.

Tapado por Ronaldo, brilhou na reta final da época 2018/19

Cristiano Ronaldo tem dominado quase por completo o espaço mediático na Juventus, mas na reta final da época 2018/19 houve há outro futebolista da “vechia signora” a ocupar as primeiras páginas dos jornais. Falamos de Moise Kean, ponta de lança italiano de origem costa-marfinense Moise Kean. Com apenas 18 anos, aproveitou da melhor forma a titularidade frente à Udinese e marcou dois golos na vitória por 4-1.

Desconhecido para grande parte das pessoas, Moise Kean, filho de pais costa-marfinenses, nasceu em Itália e desde muito cedo que o futebol passou a ser a sua grande paixão. O seu primeiro clube foi o Asti e aos sete anos mudou-se para o Torino, tendo chegado à Juventus com dez.

Bateu três recordes

Moise Kean cumpriu o resto da sua formação nos “bianconeri”, com exceção da época passada. Esteve cedido ao Hellas Verona, mas sem ser muito utilizado (20 jogos, quatro golos). Em novembro de 2016 tinha-se tornado no primeiro jogador nascido em 2000 a participar num encontro a contar para um dos cinco principais campeonatos europeus (Juventus-Pescara, com 16 anos e oito meses). E também o primeiro a marcar um golo, com 17 anos e três meses.

Curiosamente, o adversário foi o Bolonha e o jogo também foi disputado no Renato Dall’Ara, tal como o seu golo de estreia como profissional. Foi ainda o primeiro a disputar um jogo da Liga dos Campeões, ao entrar aos 86 minutos no jogo com o Sevilha, com 16 anos e oito meses, três dias depois da tal estreia no campeonato italiano.

Polémica com racismo pelo meio

Moise Kean esteve em destaque na visita da Juventus ao Cagliari durante a temporada 2018/19. O avançado marcou um dos golos da vitória e no momentos dos festejos, celebrou junto aos ultras da equipa da casa. O avançado olhou para os adeptos e abriu os braços, algo que enfureceu ainda mais a claque do clube. Foi arremessado um copo e foram ouvidos assobios e gritos racistas. Algo que deu origem a diversas teorias.

O treinador da Juventus criticou o comportamento dos adeptos do Cagliari. “Como é habitual, há alguns imbecis, mas também há pessoas normais. Os que não são civilizados devem ser identificados com a ajuda das câmaras e não devem entrar mais nos estádios”, começa por dizer Massimiliano Allegri. Que também aponta o dedo ao jogador. “Deve evitar este tipo de celebrações, é um gesto demasiado pequeno. Temos de ter respeito pelos adversários”, refere.

“Ele sabe que quando marca tem de centrar os festejos com os seus companheiros”

Por sua vez, Leonardo Bonucci defende que metade da culpa é do colega de equipa. “Ele sabe que quando marca tem de centrar os festejos com os seus companheiros de equipa. Houve uns imbecis racistas, o Blaise ouviu tudo e estava irritado. Mas penso que a culpa é 50/50 porque o Kean não devia ter feito aquilo, não devia ter ido ter com os adeptos e reagido daquela forma. Somos profissionais, temos de dar o exemplo e não provocar ninguém”, explica.

Leia ainda: Moise Kean e mais 9 jogadores vítimas de insultos racistas

Esta polémica deu origem a comentários de diversos jogadores nas redes sociais, todos eles a pedirem para que o racismo acabe de vez no futebol. Moise Kean junta-se assim à lista de jogadores que já foram vítimas de insultos racistas, aquele que é considerado um dos flagelos do desporto rei. E algo que tem sido frequente em Itália.

Balotelli é o ídolo de Moise Kean

Moise Kean está nas nuvens com a possibilidade de se treinar todos os dias com Cristiano Ronaldo. “Só o tinha visto na PlayStation. Melhorei muito ao trabalhar com ele. Ensinou-me muitas coisas, não só ele, mas outros campeões que temos no nosso plantel”, revelou.

No entanto, o grande ídolo do jovem avançado é outro. “Sempre adorei o Balotelli, mas atenção, apenas pelo que ele joga dentro de campo. Por vezes falamos e ele dá-me bons conselhos, porque ele não quer que passe pelas más experiências que ele viveu fora do campo”, sublinha.

“Juve” não comprou trator para o pai

O contrato de Moises Kean com a Juventus terminava em 2020. Há pelo menos um ano e meio que o clube italiano tentava a renovação do mesmo, até agora sem sucesso.  Em junho de 2017, um dos obstáculos para a renovação era o facto da Juventus não aceder a um inusitado pedido do pai do futebolista, Biorou Kean, que é agricultor. “Prometeram-me que quando a temporada acabasse iam-me arranjar um trator e equipamento agrícola. Preciso disso para a minha quinta na Costa do Marfim, pois tenho vários hectares de terra onde gostaria de começar a cultivar arroz e milho”, começou por referir, em entrevista ao jornal inglês “Daily Mail”.

No entanto, as coisas não correram como ele pretendia. “A Juventus disse-me que não havia problemas. Depois veio um advogado do clube dizer que a oferta já não podia ser concretizada. O meu pedido estava fora das possibilidades”, lamentou, deixando uma ameaça. “Quando o meu filho fizer 18 anos pode decidir o seu futuro e sair da Juventus a custo zero”. Não saiu.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

07-08-2019



RELACIONADOS