Martin Šonka, o rei dos céus do Douro domina no regresso à Áustria

Martin Šonka, o rei dos céus do Douro domina no regresso à Áustria

Desporto

Martin Šonka, o rei dos céus do Douro domina no regresso à Áustria

Šonka bateu na final, e por uma escassa margem de 0,036 segundos, o japonês Yoshihide Muroya, atual campeão do mundo do Red Bull Air Race World Championship.

Artigo de Equipa Paraeles

17-09-2018

Da elite militar para o comando da aviação desportiva. Martin Šonka não para de progredir na Red Bull Air Race World Championship, surpreendendo no regresso da competição à Áustria, ao conquistar a sua terceira vitória consecutiva esta época. Perante uma multidão de 40 mil espectadores, o piloto checo derrotou o campeão de 2017 e passou a líder isolado do ranking, a duas corridas do fim da temporada.

Começou a voar aos 17 anos, depois ingressou na Força Aérea da então Checoslováquia onde se destacou ao serviço da esquadrilha tática 211. Em 2005 abraçava finalmente o sonho de uma vida e passava a dedicar-se a tempo inteiro à acrobacia.

A aviação desportiva foi o passo que se seguiu, com a conquista de um lugar entre a restrita seleção de pilotos a quem é dada a possibilidade de disputar o Campeonato do Mundo da FIA (Federação Internacional de Aeronáutica) – a Red Bull Air Race World Championship. É este o perfil de Martin Šonka, o piloto do momento que conquistou no último fim de semana a sua terceira vitória consecutiva esta época.

Martin Šonka é um nome que os fãs portugueses não esquecem, depois da vitória sobre as águas do Douro

Este é um nome que os fãs portugueses não esquecem depois da vitória sobre as águas do Douro, voltando em 2018 a assumir-se como um sério candidato ao título. Curiosamente, no regresso da competição à Áustria – onde tudo começou em 2003 – Šonka bateu na final, e por uma escassa margem de 0,036 segundos, o japonês Yoshihide Muroya, atual Campeão do Mundo.

“A sensação de vencer três corridas de seguida é indescritível. Para já ainda é cedo para festejar, mas estou certo de que estamos a viver uma época incrível. Ainda estão em cima da mesa duas corridas e 30 pontos, tudo está em aberto e nós queremos continuar a voar com estes resultados até ao fim da temporada”, resumia Šonka depois de festejar a vitória perante 40 mil espectadores.

Na histórica localização de Wiener Neustadt, o pódio ficou completo, respetivamente, por Muroya e Hall. Apenas nove pontos separam agora os três primeiros, com Šonka na frente seguido por Hall e por Goulian.

Na Challenger Class o domínio pertenceu ao piloto de Hong Kong Kenny Chiang, que venceu as duas corridas da jornada e saltou para a liderança desta categoria.

Depois da despedida da Europa, a Red Bull Air Race World Championship atravessa o Atlântico para a disputa das últimas duas etapas de 2018 – Indianápolis (6 e 7 de outubro) e Forth Worth (17 e 18 de novembro).

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

17-09-2018



RELACIONADOS