A evolução das transferências no mercado do futebol

A evolução das transferências no mercado do futebol

Desporto

A evolução das transferências no mercado do futebol

Nos últimos anos o futebol tem-se tornado muito mais um negócio do que propriamente um desporto. Os valores, mais recentemente praticados, são muitas vezes escandalosos.

Artigo de Equipa Paraeles

18-12-2019

Ao longo dos últimos anos, o futebol tem-se tornado mais um negócio do que um desporto. Os valores deste desporto muitas vezes são escandalosos. Hoje em dia é quase impossível comparar jogadores e números com atletas e com o mercado do passado. Quanto valeriam os passes de Eusébio, Pelé, Maradona atualmente? As transferências de Neymar, Mbappé e João Félix são um interessante ponto de comparação. Sendo assim, a seguir poderá ficar a saber mais sobre a evolução das transferências no futebol.

Ao longo dos últimos anos, a indústria desportiva viveu uma intensa evolução. Os desportos mais tradicionais, como o futebol, basquetebol e voleibol, assistiram a uma transformação significativa. Tanto a estrutura dos estágios como a profissionalização dos jogadores traduzem-se como uma grande mudança em cada modalidade.

Considerando particularmente o futebol, que se aponta como o mais popular e atrativo, existem muitos detalhes para serem analisados na sua progressão. Um dos pontos que mais influencia esta modalidade é o montante financeiro investido em transferências. Nas próximas linhas abordamos muitos detalhes relativos às transferências das últimas décadas.

As transferências mais caras do futebol

Neymar. O futebol europeu é responsável pelas maiores transferências em termos de investimento. Uma das principais figuras é Neymar Júnior. O jogador brasileiro está no topo do mundo quando o assunto é o valor pago pela transferência de uma equipa para outra. É que em 2017 o atacante foi vendido do Barcelona para o PSG (Paris Saint-Germain) por 222 milhões de euros. Este montante ainda hoje representa a maior transação financeira do futebol de sempre.

Mbappé. Em 2017 foi a vez do jogador francês Kylian Mbappé assinar pelo PSG. O atacante, que na época jogava no Mónaco, foi primeiro emprestado à equipa francesa até se concretizar a venda completa. Acredita-se que a negociação entre o Mónaco e o Paris Saint-Germain envolveu cerca de 180 milhões de euros, o que colocou a transação como a segunda de maior valor no universo futebolístico.

Coutinho. O brasileiro Philippe Coutinho figura entre os jogadores responsáveis pelas transferências mais caras do futebol mundial. Em 2018, enquanto ainda jogava pelo Liverpool, foi negociado por aproximadamente 160 milhões de euros. Este montante classificou a transação como a terceira maior transferência em termos de investimento.

João Félix. O atacante português João Félix saiu do Benfica para fazer história. A sua transferência envolveu cerca de 120 milhões de euros. Segundo se sabe, este é o valor que foi transmitido pelo clube espanhol Atlético de Madrid ao comprar o jogador português. Estas negociações que envolveram João Félix representaram o quarto lugar no ranking mundial de transferências, considerando o histórico do futebol ao longo dos anos.

O valor de compra e transferências dos jogadores de futebol disparou e está a tornar-se assustador. Este mercado tem apresentado, nas últimas décadas, valores cada vez maiores. Em resumo, é quase impossível manter o controlo dos investimentos neste desporto, uma vez que existem muitas pessoas dispostas a investir muito dinheiro neste segmento.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

18-12-2019



RELACIONADOS