Chauncey Billups, o único basquetebolista com saldo vitorioso frente a Jordan, Kobe e LeBron

Chauncey Billups, o único basquetebolista com saldo vitorioso frente a Jordan, Kobe e LeBron

Desporto

Chauncey Billups, o único basquetebolista com saldo vitorioso frente a Jordan, Kobe e LeBron

Na história da NBA apenas Chauncey Billups tem um saldo positivo de vitórias frente a Michael Jordan, Kobe Bryant e LeBron James.

Artigo de Bruno Seruca

31-05-2020

Falar sobre Michael Jordan, Kobe Bryant e LeBron James é falar sobre três dos melhores jogadores da história da NBA. São três verdadeiras lendas e nem todos os adversários se podem gabar de ter um registo vitorioso frente a um dos nomes. Ou dois. Muito menos três. E se lhe dissermos que isso é possível? Que existe quem o tenha feito e que dê pelo nome de Chauncey Billups.

Chauncey Billups poderá ser um nome que passa despercebido a muitos adeptos do basquetebol e da NBA em particular. Mas certamente que não voltará a esquecer este nome. É que estamos a falar do único jogador da história que se pode gabar de ter um saldo vitorioso frente a três dos monstros da modalidade. Algo que nem o próprio sabia, mas já lá vamos.

Chauncey Billups é o único com um saldo positivo frente a Jordan, Kobe e Lebron

Frente a Michael Jordan, que muitos consideram o melhor basquetebolista de todos os tempos, Chauncey Billups tem um saldo vitorioso de 6 vitórias contra 4 derrotas. Com Kobe Bryant é de 24-21. Já frente a LeBron James é de 22-17. Estes são os impressionantes números do antigo base, de 191 metros de altura. Mais, frente aos Lakers, Chauncey Billups conseguiu mesmo vencer uma final da NBA. Aconteceu em 2004, quando representava os Detroit Pistons. Que bateram, por 4-1, os Los Angeles Lakers na final da NBA. Isto num algo em que os Lakers se tinham reforçado com Gary Payton e Karl Malone.

Leia ainda: Michael Jordan revela maior mágoa nos Chicago Bulls

Olhando para a carreira, Chauncey Billups jogou na NBA ao longo de 17 temporadas, de 1997 a 2014. Começou nos Boston Celtics, mudou-se para os Toronto Raptors e depois para os Denver Nuggets. Seguiram-se os Minnesota Timberwolves e os Detroit Pistons. Regressou aos Nuggets antes de rumar aos New York Knicks. Passou também pelos Los Angeles Clippers antes de regressar aos Pistons, onde acabou a carreira.

Foi nos Pistons que viveu as melhores temporadas da carreira, mais especificamente em 2002 e 2008. Foi ainda All Star em cinco ocasiões. Acabou a carreira com 1043 jogos, com uma média de 15,2 pontos e 5,4 assistências. A isto junta-se agora o facto de ser o único com um saldo positivo frente a Jordan, Kobe e LeBron. Lembra-se de termos dito que o jogador não sabia nada disto? É que Chauncey Billups partilhou a notícia no Instagram, revelando ser uma novidade para si. Até porque nunca foi muito dado a estatísticas e só queria jogar.

Fotos: Keith Allison/CC BY-SA

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

31-05-2020



RELACIONADOS