Filmes Netflix não são bem-vindos na Europa

Filmes Netflix não são bem-vindos na Europa

Culto

Filmes Netflix não são bem-vindos na Europa

Várias organizações europeias têm demonstrado o seu desagrado com o aproveitamento que a Netflix tem feito dos festivais de cinema.

Artigo de Hugo Mesquita

08-10-2018

A Netflix não está a ter vida fácil na Europa. A plataforma de streaming online está a conseguir aumentar gradualmente o seu número de subscritores, mas está a ter uma forte oposição por parte das principais organizações europeias dedicadas à distribuição de filmes.

Depois dos filmes da Netflix não terem sido aceites no Festival de Cinema de Cannes, agora foi a vez dos responsáveis pelo certame de Berlim terem adoptado a mesma medida. Estas organizações não permitem a presença de filmes de plataformas de streaming que não tenham a distribuição assegurada em salas de cinema.

 

Filmes da Netflix estiveram em destaque no Festival de Veneza

Uma outra posição foi tomada no Festival de Veneza, que permitiu a presença dos filmes da plataforma de streaming norte-americana. Esta decisão foi amplamente criticada em Itália pelas responsáveis de distribuição de filmes. Neste festival estiveram seis títulos da Netflix, sendo que um deles, “Roma”, de Alfonso Cuarón, ganhou o prémio máximo, o Leão de Ouro. Outro, “Sulla mia pelle”, ficou disponível na plataforma ao mesmo tempo que estava no evento.

Os responsáveis destas organizações europeias defendem que a Netflix se está a aproveitar destes festivais. Acreditam que os usa como forma de conquistar realizadores e produtores, para além de olhar para eles como instrumentos de marketing.

Várias organizações europeias, algumas delas políticas, colocam em dúvida se a Netflix está a contribuir o suficiente para os ecossistemas económicos e culturais dos quais retira tantos benefícios. Isto a propósito de um alegado aproveitamento de financiamentos públicos por parte da plataforma.

Foto: Reprodução Instagram
Artigo de
Hugo Mesquita

08-10-2018



RELACIONADOS