14 anos depois, Christopher Nolan explica final de A Origem

14 anos depois, Christopher Nolan explica final de A Origem

Culto

14 anos depois, Christopher Nolan explica final de A Origem

Ainda hoje existem muitas pessoas que não percebem o final de A Origem, algo que é explicado agora pelo realizador.

Artigo de Bruno Seruca

19-04-2024

É considerado por muitos um dos grandes filmes dos últimos anos. Sendo certamente um dos que mais se destacaram em 2010. Ao ponto de ter levado para casa quatro Óscares, ainda que em categorias mais técnicas. Ainda assim, mesmo em 2024, muitos são aqueles que não percebem o final de A Origem. Filme realizado por Christopher Nolan que conta com um elenco de luxo. No qual se destacam nomes como Leonardo DiCaprio, Marilon Cotillard, Tom Hardy, Cillian Murphy e Joseph Gordon-Levitt. Agora, é o afamado realizador que desvenda o significa do final da longa-metragem.

Leia ainda: Polémica do momento faz com que todos falem do clássico Fim-de-Semana com o Morto

Este é um dos 12 orgasmos que deram que falar em Hollywood

Antes de avançarmos para as palavras do realizador, fazemos um contexto sobre o filme. “Dom Cobb (Leonardo DiCaprio) é um ladrão de ideias: entra na mente das pessoas e extrai-lhes, durante o sono, os seus mais profundos segredos. Esta é uma técnica complexa. E ele e a sua equipa são tidos como especialistas de topo na área da espionagem e extração. Mas ele é, acima de tudo, um homem profundamente amargurado. E alguns erros do passado fizeram com que se tornasse num dos homens mais procurados pela polícia. O que o impede de regressar aos EUA. Agora, de forma a resgatar a sua vida, é-lhe proposta uma missão ainda mais complexa: implantar uma ideia na mente de alguém. Com o pensamento focado em recuperar o passado e, dessa forma regressar para perto dos seus filhos, ele reúne a sua equipa. E delineia o impossível”, pode ler-se na sinopse de A Origem.

“O filme é sobre arquitetos”

Agora, é o momento do aviso de spoiler. Caso não tenha visto o filme, deverá ficar por aqui. Se já viu, avance sem receio. No final do final do filme é possível ver o personagem de Leonardo DiCaprio a pegar no filho ao colo. Isto enquanto diz: “Eu construí uma casa”. Agora, em conversa com o The Wire, Christopher Nolan abre o jogo sobre o momento. “Qualquer pessoa que tenha trabalhado com atores infantis, mesmo com atores tão bons como os deste filme, sabe que é preciso pedir a uma criança para improvisar e ela vai dizer o que quiser. Tentámos certamente escolher os takes mais adequados. Mas sim, o filme é sobre arquitetos, construtores, pessoas que teriam a capacidade mental de construir mundos em grande escala – o mundo do sonho. Tudo gira em torno da forma como criam, quer se trate de blocos, castelos de areia ou um sonho”, começa por dizer.

“Há uma relação entre o castelo de areia que os miúdos constroem na praia”

“Tudo gira em torno da forma como eles criam, quer se trate de blocos ou castelos de areia ou de um sonho. São todos atos de criação. Há uma relação entre o castelo de areia que os miúdos constroem na praia no início do filme e os edifícios que são literalmente corroídos pelo subconsciente e caem no mar”, termina. Siga o paraeles no Google Notícias e fique a par de todas as novidades.

Fotos: Reprodução IMDb

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

19-04-2024



RELACIONADOS