Baby Reindeer: O que é verdade e o que é ficção?

Baby Reindeer: O que é verdade e o que é ficção?

Culto

Baby Reindeer: O que é verdade e o que é ficção?

Baby Reindeer, a série do momento, é inspirada numa história verídica que aconteceu com o ator que dá vida ao protagonista do popular formato.

Artigo de Bruno Seruca

26-04-2024

Baby Reindeer é a série do momento na Netflix. É o formato de que todos falam nas redes sociais e que tem estado no top dos mais vistos em dezenas de países. Escrito e protagonizado pelo escocês Richard Gadd, a série conta a história de Donny, um aspirante a humorista que trabalha num bar. E que passa a ser seguido por uma mulher a quem oferece uma bebida enquanto estava a trabalhar. A série diz que é baseada em factos reais e agora irá ficar a saber o que é realidade e o que é ficcionado no popular formato.

Leia ainda: 14 anos depois, Christopher Nolan explica final de A Origem

Arrancam gravações da segunda temporada de Rabo de Peixe

Primeiro, deveremos fazer um alerta de spoiler. Se ainda não viu a série, nas próximas linhas irá deparar-se com informações relevantes para o enredo. Se decidir avançar, vamos a isso! Realmente, a história é baseada em factos reais. Que aconteceram com o autor e protagonista do formato. Realmente, Richard Gadd trabalhava num bar quando ofereceu uma chávena de chá a uma mulher que acabou por persegui-lo ao longo de quatro anos.

Alerta de spoiler

Em Baby Reindeer essa mulher é Martha (Jessica Gunning). Na realidade, o nome é outro. Aliás, muitos detalhes acabam por ser ficção por questões legais e artísticas. O que é certo é que, ao longo de quatro anos, Richard Gadd recebeu 41.071 emails, 350 horas de mensagens de voz, 744 tweets, 46 mensagens no Facebook e 106 páginas de cartas. Tendo ainda recebido como presentes comprimidos para dormir, um gorro de lã, roupa interior masculina e um brinquedo de rena. Aliás, o nome da série é aquilo que a mulher chamava a Richard Gadd.

Identidade da mulher permanece um mistério

Ao longo dos sete episódios percebemos que Martha (cuja identidade permanece ocultada na vida real) é condenada a nove meses de prisão por perseguir Donny (Richard Gadd). Na vida real não se sabe o que aconteceu. Sendo que existem rumores de que ficou apenas proibida de se aproximar do humorista. Que nunca desejou que a mulher fosse presa. Em conversa com a Variety, Richard Gadd diz não se preocupar mais com a mulher que o perseguiu e que tudo está resolvido.

“Seria injusto dizer que ela era uma pessoa horrível e eu uma vítima”

Esta história acabou por dar origem a um espetáculo de stand up comedy que tem o mesmo nome da série e que estreou em 2019. Após diversos prémios, chega agora à Netflix, conquistando fãs em todo o mundo. “Seria injusto dizer que ela era uma pessoa horrível e eu uma vítima. Isso não parecia verdade”, disse, em 2019, durante uma entrevista ao The Guardian.

Fotos: Reprodução Netflix

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

26-04-2024



RELACIONADOS