A Netflix vai reduzir a qualidade do streaming na Europa. A medida, coordenada com a União Europeia, é uma resposta à crescente procura por este serviço. Isto deve-se ao facto de uma grande parte da população estar em casa, em quarentena, sobrecarregando as redes europeias.
Leia ainda: NetflixParty, a app que permite ver filmes e séries remotamente com amigos
“Dados os desafios extraordinários criados pelo novo coronavírus, a Netflix decidiu começar a reduzir as taxas de ‘bits’ [o fluxo de transferência] em todos os nossos serviços de streaming na Europa por 30 dias”, explica uma nota de imprensa divulgada pela Comissão Europeia.
A Comissão Europeia terá pedido à Netflix e a outras plataformas de streaming que operam na Europa para baixar a qualidade dos seus serviços e exibirem vídeos com uma menor definição. Desta forma, evitando o colapso das redes devido ao congestionamento provocado.
Veja o vídeo:
Netflix não será caso único
“Congratulo-me com a ação rápida da Netflix para preservar o bom funcionamento da internet durante a crise do Covid-19, mantendo uma boa experiência para os utilizadores”, refere Thierry Breton, comissário europeu responsável pelo mercado interno da UE, no mesmo comunicado. O responsável destacou ainda o “forte sentido de responsabilidade e de solidariedade” de Reed Hastings, CEO da Netflix.
Veja também: As melhores séries para maratona durante a quarentena
Esta redução na qualidade do vídeo da plataforma de streaming norte-americana deverá resultar num alívio de 25% no tráfego deste serviço nas redes europeias. Este não será caso único. Também o Facebook já admitiu que está com taxas de utilização massiva dos seus serviços. Outros deverão em breve estar no limite da sua capacidade.