Sim, ela já anda por aí e parece que foi ontem que acabaste de comprar a tua PS4… Tudo começou no final da E3, a maior conferência de videojogos do mundo em Los Angeles, quando Shawn Layden (CEO da Sony Interactive América) confirmou à imprensa especializada que a Playstation 5 é um projeto que vai mesmo avançar. Fala-se que 2019 será o ano em que a quinta Playstation irá ver a luz do dia. Será que aí já “estaremos dentro de campo” no FIFA 2020 ou a “combater inimigos” no The Last Of Us 3?
Já foram vendidas mais de 60 milhões de Playstation 4
A espera pela Playstation 5 poderá ainda ser longa… A Sony lançou ainda este ano os jogos de realidade virtual (com suporte a óculos VR). Em 2016 conhecemos a PS4 Pro, a consola de meia geração da primeira PS4 lançada em 2013, que se destaca pela maior capacidade de armazenamento (1TB de espaço) e funcionalidades de imagem 4K. De relembrar que essa característica só funciona caso tiveres uma televisão ultra HD
Com o lançamento da Xbox One X agendado para Novembro deste ano, o mercado dos videojogos está mesmo ao rubro.
Mais gráficos e maior eficiência serão sempre uma promessa cumprida
É seguro dizer que a próxima geração de consolas irá conseguir correr “confortavelmente” videojogos em resolução 4K em 60fps (frames por segundo) estabilizados, e a PS5 fará parte delas. No entanto, a Xbox One X poderá dar primeiro esse passo já este ano. Ainda assim, como se fala em 2019 para o lançamento de uma consola que será o “flagship” da Sony, tudo poderá acontecer.
Com o mercado 4K ainda em lenta ascensão, a ambição mais realista para a maioria dos jogos da Playstation 5 serão as resoluções 4K/30fps ou 1440p, conjugados com 60fps. Tal como a PS4, a PS5 poderá ter mais tarde ganhar uma versão similar à Pro, em que haverá uma maior atenção às potencialidades 4K/2160p. Novamente, ainda estamos perante rumores e estudos sobre um aparelho que irá chegar ao mercado perto da nova década. Há quem aponte que a primeira PS5 terá logo como prioridade a apresentação 4K…
A eterna dicussão: Nvidia ou AMD?
Com a Nvidia a dominar as preferências dos jogadores nos computadores com a gama de placas gráficas GTX 1080 M (para portáteis) e Ti (para torres de alto desempenho), o que se segue para as consolas a nível de componentes? Com a linha AMD Vega, a mais avançada gama de peças da fabricante, a parceria Sony-AMD deverá permanecer na próxima Playstation. A próximo linha de hardware gráfico da AMD também será lançada em 2019…
No que preocupa ao processador desta nova consola, espera-se, também, uma peça da AMD. O componente será certamente da nova linha da fabrica, a Ryzen, que fará elevar ainda mais a perfomance da peça de arquitetura x86, instalada na PS4 Pro.
Lê também: