5 tecnologias que vieram para ficar e já fazem parte das nossas vidas

5 tecnologias que vieram para ficar e já fazem parte das nossas vidas

Consumo

5 tecnologias que vieram para ficar e já fazem parte das nossas vidas

Embora seja verdade que existem tecnologias que já utilizamos na nossa vida quotidiana há anos, outras mais recentes estão a ver um impulso significativo que será consolidado nos próximos anos.

Artigo de Equipa Paraeles

21-12-2021

A inovação existe desde o início da humanidade, pois faz parte da evolução dos seres humanos no seu caminho para melhorar a sua qualidade de vida e desfrutar de novas experiências. Este caminho para a excelência tem sido acelerado nos últimos anos para novos patamares graças ao desenvolvimento da tecnologia e à sua democratização.
Embora seja verdade que existem tecnologias que já utilizamos na nossa vida quotidiana há anos, outras mais recentes estão a ver um impulso significativo que será consolidado nos próximos anos. A TP-Link apresenta cinco tecnologias que terão um grande destaque neste Natal e que mudarão as nossas vidas para sempre.

1. Inteligência Artificial

O termo está em todo o lado, embora em muitos casos tendemos a associá-lo à robótica. No entanto, as suas aplicações são muito diversas. Este Natal a IA será encarregada de propor muitos dos presentes de Natal. Como? A Inteligência Artificial executa operações que são comparáveis às realizadas pela mente humana, tais como a aprendizagem e o raciocínio lógico. Desta forma, é o melhor parceiro para fazer sugestões à medida que aprende dia após dia com as rotinas dos utilizadores, o seu histórico de pesquisa e compras anteriores, podendo sugerir produtos semelhantes ou complementares.

Leia ainda: 3 sugestões de bebidas para acompanhar as refeições nas festividades

Da mesma forma, será responsável por garantir que os presentes cheguem a tempo. Se o utilizador não estiver satisfeito com o presente, a IA serve, em muitos casos, como uma ferramenta de serviço ao cliente através de chatbots. Estes famosos programas de computador simulam conversas através de respostas programadas para que possam orientar os utilizadores com os passos a seguir caso não fiquem satisfeitos.

5 tecnologias que vieram para ficar e já fazem parte das nossas vidas

2. Cibersegurança

A segurança e a proteção de dados são dois aspetos altamente valorizados atualmente. Este ano os ciberataques aumentaram exponencialmente e empresas de grandes dimensões como a Microsoft ou o Facebook foram vítimas de pirataria informática. No Natal a nossa informação pode ficar vulnerável, pelo que temos de cuidar das atuais necessidades de cibersegurança para evitar roubo de identidade ou possível fraude ou chantagem virtual. Como podemos conseguir isto? Utilizando ferramentas de segurança como os antivírus, fazendo o backup contínuo de informação importante, utilizando palavras-passe fortes que são compostas por números, letras e caracteres, e mantendo os seus dispositivos sempre atualizados. Agora vá às compras sem medo!

3. Realidade Virtual e Aumentada

É um facto que as experiências tecnológicas estão cada vez mais posicionadas como alternativas para aqueles que procuram algo diferente. A realidade virtual (VR) e a realidade aumentada (AR) são as ferramentas que tornam isto possível. Quando falamos de RV, estamos a falar de uma experiência sensorial imersiva que normalmente requer óculos especiais que nos transportam para cenários virtualmente “fabricados”. A RA, por outro lado, integra animações ou objetos que não se encontram no mundo físico no ambiente, através do ecrã de um tablet ou telemóvel. O jogo é a aplicação mais comum de ambas as tecnologias, um exemplo é encontrado na empresa australiana Zero Latency que oferece em Portugal experiências de realidade virtual para grupos de amigos ou para empresas em vez do habitual jantar de Natal da empresa.

4. Blockchain

A conhecida Blockchain teve o seu início com as criptomoedas, mas hoje desempenha um papel fundamental em vários sectores. É um conjunto de tecnologias que permitem a transferência de valor sem a necessidade de intermediários, permitindo que tais transferências sejam feitas mais rapidamente, de forma privada e segura. Há já alguns anos que é possível enviar cartões de Natal tradicionais através de Blockchain. A equipa espanhola NWC10Lab lançou a iniciativa www.christmasblockchain.org, com a qual, os utilizadores podem enviar aos seus entes queridos cartões de Natal digitais registados na rede Blockchain. Ethereum, garantindo assim a sua singularidade e que os lucros gerados, são doados a uma ONG.

Veja também: 10 relógios que todos os homens querem receber neste Natal

Hoje em dia, por exemplo, tornou-se comum dar moedas criptográficas como presentes para aniversários ou bónus de Natal. Vários países estão a considerar a possibilidade de convertê-las em moedas oficiais. O primeiro país a adotá-la como moeda legal foi El Salvador este ano. A cadeia de bloqueio funciona também como um serviço, como é o caso da Microsoft através da sua plataforma de nuvem Azure visa permitir aos utilizadores criar os seus próprios produtos desta forma Hiper personalizar o serviço prestado.

5. Internet das coisas

2021 tem sido definitivamente o ano da Internet das Coisas. Mas será que conhecemos bem esta tecnologia? Podemos descrevê-la como uma rede de objetos físicos (ou “coisas”) que, através da Internet, partilham dados com outros dispositivos. A Internet das coisas é muito importante porque graças a ela, podemos agora criar uma rede de objetos quotidianos e geri-los remotamente, o que significa que… sim! Finalmente chegámos àquela era em que se pode dizer “Alexa desliga as luzes” e elas desligar-se-ão.

A IOT é uma das grandes protagonistas deste Natal, tendo o Smart Home como uma das suas aplicações mais desenvolvidas, desta forma, através de dispositivos inteligentes equipados com IoT podemos gerir, ligar e desligar ou configurar os horários. Uma vez que a Internet das Coisas também é responsável pela recolha de dados em tempo real, isto pode ajudar-nos a estabelecer padrões de consumo ou a detetar problemas a longo prazo, o que também significaria poupanças significativas.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

21-12-2021



RELACIONADOS