O Tik Tok tem uma nova versão que oferece aos utilizadores moedas virtuais e conversíveis em cartões-presente. Para que isto aconteça os utilizadores só têm de ver vídeos, fazer gostos e seguir páginas ou influencers. O Tik Tok Lite já está disponível em França e Espanha e oferece recompensas a quem faça login diariamente durante dez dias, veja vídeos (o limite é de 60 a 85 minutos diários) e realizem ações específicas, como fazer gostos.
Leia ainda: 3 aplicações que deve apagar imediatamente do telemóvel
Anna Paul, a modelo banida do TikTok
Só que esta novidade não está a ser bem recebida. Ao ponto de ser arrasada pela Comissão Europeia que deu mesmo início a uma investigação à nova versão do Tik Tok, deixando no ar a ameaça de suspender o serviço já a partir de quinta-feira (25 de abril). Em causa está o eventual aumento de dependência da rede social. Salienta a Comissão Europeia que estas funcionalidades apresentam “sérios riscos para a saúde mental dos utilizadores”, noticia a agência France-Presse.
O Tik Tok é ainda acusado de não enviar à Comissão Europeia uma avaliação de risco. “Streams incessantes de vídeos curtos e rápidos podem parecer divertidos, mas expõem os nossos filhos ao risco de dependência, ansiedade, depressão, distúrbios alimentares e capacidade de atenção reduzida. Suspeitamos que o TikTok Lite é tão tóxico e viciante como os cigarros light”, argumenta Thierry Breton, comissário europeu do Mercado Interno, através de comunicado.
Tik Tik fala em deceção
Entretanto, o Tik Tok já reagiu à abertura da investigação. “Estamos dececionados com a abertura deste procedimento. O programa de recompensas TikTok Lite não é acessível a menores de 18 anos. E inclui um limite diário para visualização de vídeos”, argumenta um porta-voz da empresa à France-Presse.
Fotos: Shutterstock