Já vais conseguir trocar mensagens na lua

Já vais conseguir trocar mensagens na lua

Consumo

Já vais conseguir trocar mensagens na lua

Três das maiores empresas mundiais fizeram uma parceria para implementar a rede 4G na lua.

Artigo de Hugo Mesquita

28-02-2018

Há quem viva no «mundo da lua», mas a rede 4G ainda não passa por aquelas bandas. Isso pode explicar a utilização desta expressão para pessoas que não estão a prestar atenção. Afinal, tudo pode passar por um simples problema de rede. Mas não se preocupem, porque a solução vai chegar em 2019. Brincadeiras à parte, a Vodafone, a Audi e a Nokia anunciaram uma parceria para levar as comunicações móveis à Lua, durante o Mobile World Congress, em Barcelona.

A difícil missão está marcada para 2019, e vai ser coordenada pela PTScientists, uma empresa espacial baseada na Alemanha. A futura rede servirá para os pequenos Audi Lunar Quattro – robôs sobre rodas usados para exploração naquela estrela – comunicarem entre si e transmitirem para a Terra vídeos em alta definição.

 

«Para que a humanidade deixe o berço da Terra, precisamos desenvolver infraestruturas para além do nosso planeta natal. Com esta missão vamos estabelecer e testar os primeiros elementos de uma rede de comunicação à Lua», explicou em comunicado Robert Böhme, presidente executivo da PTScientists.

Corrida ao 5G

Esta iniciativa vem em contrapé com a tendência das grandes marcas de telecomunicações que estão focadas na implementação do 5G. Várias marcas de telemóveis já anunciaram que vão implementar a rede nos smartphones a partir de 2019 e, ainda esta semana, a Altice Portugal e os chineses da Huawei assinaram um acordo para testar a nova rede no nosso País. E é precisamente por o 5G ainda estar em fase de testes, que a escolha para esta missão recaiu no 4G.

A iniciativa da Vodafone, a Audi e a Nokia está a ser vista pela comunidade científica como um grande passo na investigação sobre a lua. «Isto vai ajudar a avançar a infraestrutura necessária para académicos, a indústria e instituições educativas realizarem investigação sobre a Lua», explicou Marcus Weldon, presidente executivo dos laboratórios Bell, empresa que agora pertence à Nokia, depois da empresa finlandesa ter comprado a Alcatel-Lucent.

Os participantes nesta missão esperam agora que mais empresas se juntem à iniciativa. Se a esta missão juntarmos o envio de um Tesla para Marte, será justo pensar que a ida em definitivo do Homem para o espaço está perto? (Mandar mensagens na Lua está quase!) Resta-nos apenas aguardar ansiosamente pelos próximos episódios.

 

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

28-02-2018



RELACIONADOS