Novo Citroën C5 Aircross chega a Portugal em julho

Novo Citroën C5 Aircross chega a Portugal em julho

Automundo.pt

Novo Citroën C5 Aircross chega a Portugal em julho

O novo SUV C5 Aircross está disponível no mercado português numa gama composta por seis versões equipadas com motores de combustão interna e por cinco versões com o motor híbrido plug-in.

Artigo de Equipa Paraeles

15-06-2022

Reconhecido desde o seu lançamento como o SUV mais confortável e modular do seu segmento, o Citroën C5 Aircross chega a Portugal numa nova geração mais evoluída e amadurecida, com um conjunto de qualidades que dão a Automóveis Citroën a ambição de reforçar fortemente o sucesso comercial do seu modelo. O C5 Aircross estreia um novo design para afirmar a sua personalidade mais moderna e dinâmica, e oferece agora mais carácter e um requinte superior no habitáculo, mantendo intactas as suas qualidades tão valorizadas pelos clientes. Os preços começam nos 31.212 euros.

Leia ainda: Mazda MX-5 RF, o carro de fim de semana perfeito para o dia a dia

Visualmente maior e imponente, o C5 Aircross introduz um novo design em que as curvas dão lugar a linhas mais elaboradas. O estilo da secção frontal evoluiu para se tornar mais vertical e moderno, reforçando o carácter de um veículo seguro e impactante. Estreia uma nova interpretação dos chevrons, o logótipo da marca, que gradualmente ganham independência e se destacam das luzes diurnas, assumindo uma posição muito mais central na grelha. Característica da nova identidade Citroën, a assinatura em forma de V das luzes diurnas LED confere à secção frontal um aspeto mais tecnológico em conjunto com os faróis LED Vision, agora mais discretos graças a um acabamento escurecido.

Novo Citroën C5 Aircross chega a Portugal em julho

Sob a grelha, o novo estilo da zona da entrada de ar alarga visualmente a secção frontal do C5 Aircross e dá-lhe uma postura mais imponente na estrada. As entradas de ar laterais ajudam a melhorar a aerodinâmica, e a cor das suas inserções contribui para a subida de posicionamento do veículo, com tonalidades brilhantes ou nacaradas como o Glossy Black e o Dark Chrome. A entrada de ar principal, ao centro, também se torna mais dinâmica e elegante, e a placa de proteção na zona inferior do para-choques dianteiro torna a secção frontal ainda mais dinâmica e confere-lhe uma aparência ainda mais qualitativa. Esta está disponível em dois materiais, dependendo do nível de acabamento: em Preto Brilhante no acabamento Feel, e em Alumínio Brilhante nos acabamentos Feel Pack, C-Series, Shine e Shine Pack.

Leia ainda: Opel Corsa, o primeiro da era PSA é tão alemão quanto os anteriores

O novo perfil vertical e estruturado da secção dianteira reforça, à primeira vista, a perceção de poder e robustez. Esta evolução também se dá na secção traseira, através das novas lentes estruturadas dos farolins. O C5 Aircross apresenta uma postura distinta, expressa através da sua modelação completa e generosa, do seu capô elevado e horizontal, bem como da área vidrada a 360°, com a assinatura lateral cromada em forma de C, que reforça o efeito flutuante do tejadilho. Os atributos de um SUV potente e protetor estão também presentes nos musculados painéis laterais: distância ao solo de 230 mm, rodas grandes com 720 mm de diâmetro, proteções a 360° incluindo os Airbump® e os arcos das rodas, barras de tejadilho distintivas e uma posição de condução dominante.

Além disso, vários novos elementos de estilo nos painéis laterais realçam a sua elegância e modernidade, como as novas jantes de liga PULSAR de 18″ com acabamento brilhante e com design aerodinâmico e gráfico, bem como um jogo subtil de cores e materiais entre o alumínio e o preto brilhante. São disso exemplo a nova cor Preto Brilhante das capas dos espelhos retrovisores, de série em toda a gama, as barras de tejadilho funcionais em preto brilhante com uma nova inserção em preto mate e o novo design para os Packs de cor dos Airbump®, refletindo as prestigiantes cores das inserções frontais.

Completamente consistente com a frente do veículo, o C5 Aircross tem, na parte traseira, uma nova assinatura tridimensional de luz LED. Sem alterar o seu tamanho, a unidade de iluminação está agora equipada com vidro escuro e estruturado, destacando os três módulos de iluminação LED que constituem a assinatura de luz. Os elementos gráficos acentuam a elegância e a consistência com a assinatura de luz na frente. Tal como na dianteira, o design subtil das teclas de piano reforça o efeito 3D profundo da assinatura de luz.

Conforto total a bordo

O interior acolhedor, que constitui uma verdadeira assinatura da marca, bem como a experiência da marca em veículos de passageiros e em monovolumes, distinguem-no da concorrência. O C5 Aircross continua a ser o líder em termos de versatilidade interior e oferece uma experiência a bordo mais descontraída, centrada no bem-estar e na facilidade de utilização. A suspensão com tecnologia de Batentes Hidráulicos Progressivos®, exclusiva da Citroën, melhora a absorção das imperfeições da estrada e assegura que os passageiros viajam com conforto absoluto, com um real efeito de “tapete voador”.

Veja também: Alfa Romeo Giulietta, o familiar que alia dinâmica e elegância como poucos

É o único SUV do seu segmento a disponibilizar três bancos traseiros individuais, deslizantes, reclináveis e retráteis, permitindo-lhe oferecer, num SUV, a modularidade ao nível de um monovolume. O volume da bagageira é, também, um valor recorde no segmento: de 580 a 720 litros nas versões a gasolina e Diesel e de 460 a 600 litros para a versão híbrida. Foi, também, dada especial atenção às características acústicas com a possibilidade de beneficiar de vidros dianteiros laminados que amplificam o efeito de casulo dentro do automóvel.

O C5 Aircross recebe um novo ecrã tátil de 10″ que parece flutuar no tablier e que envolve o condutor e os passageiros num habitáculo mais moderno. Este ecrã novo e maior melhora a ergonomia ao oferecer controlos de acesso direto para a climatização e uma leitura mais elevada que permite ao condutor manter os olhos na estrada. Para além disso, o painel de instrumentos digital totalmente personalizável de 12,3″ fornece toda a informação essencial diretamente na linha de visão do condutor: mapa de navegação, informação sobre sistemas de assistência ao condutor ativos, informação sobre o estado de funcionamento do propulsor híbrido, etc., garantindo que os olhos do condutor permanecem na estrada para uma maior segurança na condução.

Motor híbrido plug-in em cinco versões

A oferta de um motor híbrido plug-in em cinco versões da gama melhora ainda mais o bem-estar a bordo e agrega os benefícios da condução elétrica em percursos diários até 55 km e da autonomia ilimitada para viagens longas utilizando o motor a gasolina. A motorização híbrida plug-in permite uma condução em silêncio e sem vibrações em modo elétrico até 135 km/h e oferece uma disponibilidade instantânea de 320 Nm de binário, garantindo conforto permanente do utilizador ao assegurar, a todo o momento, capacidade de aceleração. Com zero emissões de CO2, confere liberdade de acesso a zonas urbanas onde os veículos a gasolina e Diesel sejam proibidos.

Os utilizadores do C5 Aircross Híbrido Plug-In também beneficiam de uma gama de serviços para facilitar o carregamento, com gestão direta a partir do veículo ou a partir do seu smartphone, bem como da possibilidade de programação dos tempos de carregamento. O carregamento é rápido, com uma carga completa a ser alcançada em menos de duas horas através de uma wallbox. Para ajudar os seus clientes a otimizar a utilização do seu Híbrido Plug-in e o conforto que proporciona, o novo C5 Aircross Hybrid Plug-in contempla soluções como o Plug-in-Reminder e o PHEV Connect.

Leia ainda: Seat Leon Cupra R ST, a carrinha que nunca vai ver no retrovisor

O C5 Aircross Hybrid alerta os seus utilizadores caso não façam carregamentos regulares da bateria. Esta medida destina-se a ajudar os clientes a obter o pleno benefício dos seus modelos híbridos plug-in e a reduzir, ainda mais, o impacto no ambiente e os custos de utilização. O Citroën C5 Aircross Hybrid está equipado com uma bateria de 13,2 kWh que lhe dá uma autonomia elétrica e sem emissões de 55 Km (ciclo WLTP). O dispositivo funciona com base no computador de bordo que analisa as viagens, o estado de carga da bateria e o número de carregamentos efetuados, apresentando as notificações sob a forma de mensagens no ecrã tátil do veículo. Inicialmente, após cinco dias e dez viagens feitas sem que o veículo tenha sido ligado à corrente, o software emitirá uma notificação por dia através do ecrã tátil. Caso o veículo não seja carregado ao final de 30 dias, a notificação aparece duas vezes por dia durante a utilização do veículo.

Gama ampliada

O novo SUV C5 Aircross equipado com motores de combustão interna está disponível, em Portugal, em seis níveis de equipamento, dividindo-se a gama Plug-In Hybrid por cinco patamares:

– Live Pack: o nível de conforto oferecido pelo novo C5 Aircross é destaque, desde logo, na versão de acesso à gama que conta com elementos como o sistema ConnectRadio com ecrã tátil de 8” com DAB e Mirror Screen, regulação lombar manual do banco do condutor e Pack Safety com, por exemplo, Regulador e Limitador de Velocidade com ajuste inteligente da velocidade consoante a sinalização, Assistente de Manutenção na Faixa de Rodagem e Travagem de Emergência Automática.

– Feel: para um conforto absoluto, a versão Feel conta, por exemplo, com os novos bancos Citroën Advanced Comfort, painel de instrumentos digital personalizável de 12,3″, climatização automática bizona, jantes de liga leve SWIRL de 18”, Novas luzes traseiras 3D em LED, novas luzes diurnas em LED com indicadores de mudança de direção em LED, bem como saídas de escape com acabamento cromado.

O Híbrido Plug-in FEEL acrescenta, entre outras as especificações: Acesso & Arranque Mãos-Livres, Ajuda ao estacionamento dianteiro, Cabo elétrico modo 2, Câmara de marcha atrás com Top Rear Vision, Carregador embarcado de 3,7 kW e Pack Safety 2 e o útil retrovisor com incorporação de LED a indicar a condução em Modo ZEV.

– Feel Pack: disponível como nível intermédio de equipamento, a nova versão Feel Pack acrescenta elementos como as novas jantes de liga leve PULSAR de 18″ com acabamento brilhante de dois tons, bem como elementos de conforto e segurança tais como os Bancos Advanced Comfort de 2ª Geração, câmara de marcha-atrás Top Rear Vision, acesso e arranque mãos-livres, luzes de nevoeiro com iluminação estática lateral e retrovisores exteriores com recolhimento elétrico.

O Híbrido Plug-in FEEL PACK acrescenta às versões anteriores o My Citroën Drive (Navegação Conectada no novo Ecrã Tátil de 10’ e forma o conjunto completo de especificações Hybrid que também encontramos no Híbrido C-Series, Híbrido Shine e Híbrido Shine Pack.

– Série especial C-Series: a série especial C-Series posiciona-se entre as versões Feel Pack e Shine e conta, entre outros, com o novo ecrã tátil de 10″ com My Citroën Drive (inclui navegação conectada com informação em tempo real sobre zonas de perigo, tráfego, estações de serviço, estacionamento, clima e pesquisas locais), o Pack Safety e com uma personalização ainda mais elegante e dinâmica através do novo Pack de cor Anodized Bronze (exclusivo da série especial C-Series).

Híbrido Plug-in C-Series: acrescenta as especificações contempladas no nível C-Series e no Híbrido Plug-in FEEL PACK.

– Shine: a versão Shine destaca-se pelo ambiente interior Urban Black que combina o tecido alcântara Grafite e o tecido com efeito couro com o mesmo nome na parte superior dos bancos, bem como pelas barras de tejadilho com acabamento Glossy Black. No campo da segurança, é proposto o Pack Drive Assist com, por exemplo, Reconhecimento alargado da sinalização de trânsito, Regulador de velocidade adaptativo com função Stop & Go quando equipado com caixa EAT8 e Comutação automática das luzes de estrada.

Híbrido Plug-in Shine: acrescenta as especificações contempladas nível Shine e no Híbrido Plug-in FEEL PACK.

– Shine Pack: a versão Shine Pack completa a gama com o novo ambiente Metropolitan Black, ainda mais elegante graças ao novo couro preto granulado e ao novo tecido com efeito de couro cinzento na parte superior dos bancos. No exterior, as jantes de liga leve ART de 19″ com acabamento brilhante ou “Full Black” sublinham o aspeto distinto desta versão. Em termos de conforto de condução e segurança, a versão Shine Pack disponibiliza ajustes elétricos para o banco do condutor (8 posições), bancos dianteiros aquecidos e Highway Driver Assist.

Híbrido Plug-in Shine Pack: acrescenta as especificações contempladas nível Shine Pack e no Híbrido Plug-in FEEL PACK.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

15-06-2022



RELACIONADOS