Na hora de conduzir existem hábitos de condução que acabam por ser comuns a muitos condutores. É verdade que podem aparentar ser inofensivos, mas a verdade é que cinco deles podem estar a estragar o carro. Quem lança o alerta são os especialistas da Absolute Red. Por isso, fique a par do que eventualmente anda a fazer e que acaba por causar danos à viatura.
Leia ainda: 10 coisas que deve ter sempre no carro
Lavar o carro nunca foi tão sensual
1 – Porta-chaves demasiado pesado
Se há quem tenha a chave do carro num porta-chaves para o efeito, há quem a coloque no mesmo em que estão muitas chaves. E que contam ainda com um qualquer objeto pesado. É o seu caso? Está a cometer um grande erro. A pressão frequenta para baixo acaba por provocar desgaste em zonas sensíveis da ignição. O que pode dar origem a problemas no motor que podem fazer com que o carro não ande.
2 – Conduzir com a mão nas mudanças
Uns têm as duas mãos no volante durante a condução, já outros têm uma delas sempre apoiada na manete das mudanças. Isto poderá provocar estragos na caixa e fazer com que a viatura perca eficiência.
3 – Pé sempre na embraiagem
Acaba de mudar de mudança, mas deixa o pé na embraiagem? Acabe já com isso. Está a provocar um rápido desgaste da mesma e poderá acabar na oficina sem qualquer necessidade.
4 – Acelerar em buracos
Nem sempre é fácil evitar os buracos na estrada, mas deverá fazê-lo sempre que possível. Estar constantemente a passar por buracos, em alguns casos com velocidade, pode dar origem a danos na parte inferior da viatura. Sem esquecer os riscos e mossas nas jantes. Sem esquecer que corre o sério risco de cortar os pneus.
5 – Ignorar as luzes do painel
As luzes do painel acendem por um determinado motivo (exceto em caso de avarias das mesmas). Por isso, em vez de achar piada à luz extra que tem acesa no painel, descubra o que significa a mesma. Ignorar aumenta a possibilidade de vir a ter problemas mais graves.
Fotos: Shutterstock