Os primeiros tempos depois do fim de uma relação podem ser realmente complicados, tanto para homens como para mulheres, pelo que é com certa naturalidade que acontecem “recaídas” e o ex-casal acaba por voltar a envolver-se sexualmente. A maneira como reagem ao sexo com o ex é que não é a mesma.
Veja o vídeo:
Sexo com a ex depois da separação
Um grupo de investigadores debruçou-se sobre o tema num estudo publicado na revista científica Evolutionary Psychology. Este trabalho científico fez duas investigações distintas. A primeira sobre como se sentem depois da “recaída”. E a segunda sobre como homens e mulheres reagem às abordagens a este sexo de separação (definido pelos investigadores como a relação sexual com um ex nas duas semanas depois do fim da relação).
Leia ainda: Afinal, são as mulheres que adormecem mais facilmente depois do sexo
A primeira investigação concluiu que, em geral, as mulheres sentem-se melhores em relação ao relacionamento, mas piores consigo mesmas. Já os homens sentem-se melhor em relação a si próprios. Para este estudo, os investigadores inquiriram 212 estudantes universitários sobre como se sentiam depois de terem as tais‘recaídas’.
“Isto deve-se ao facto de as mulheres serem mais propensas do que os homens a expressar arrependimento por terem um encontro sexual casual, conforme documentado por estudos anteriores”, explica Dr. T. Joel Wade, professor de Psicologia na Universidade de Bucknell University e co-autor do artigo, em declarações no site Insider.
Veja o vídeo:
Homens procuram sexo com as ex para “se sentirem bem”
O segundo estudo pediu a um grupo de 292 estudantes universitários que escolhessem numa lista o que os motivou a ter sexo durante uma separação e classificassem as razões. Segundo Wade, os homens tendiam a fazê-lo por “motivos hedonistas” como, por exemplo, “quererem sentir-se bem, a oportunidade surgiu, tinham saudades de sexo e vontade de satisfazer necessidades”. Já as mulheres tinham explicações mais relacionadas com o foro emocional.