Federer grego no caminho de João Sousa para a final

Federer grego no caminho de João Sousa para a final

Desporto

Federer grego no caminho de João Sousa para a final

O maior tenista português de sempre tem como último obstáculo até à final do Estoril Open o jovem grego Stefanos Tsitsipas.

Artigo de Hugo Mesquita

05-05-2018

Depois de um confronto histórico entre dois portugueses, João Sousa e Pedro Sousa, o Clube de Ténis do Estoril prepara-se para ser palco de mais um grande confronto, e novamente com o melhor tenista português de sempre como protagonista. Depois de ter eliminado ontem Kyle Edmund, João Sousa tem apenas entre si e a final do torneio o jovem tenista Stefano Tsitsipas. A tarefa não se afigura nada fácil.

A temporada de terra batida iniciou-se com alguns dos maiores nomes fora ou em baixo de forma devido a lesões. Para variar, o nome que mais se tem destacado é o de Rafael Nadal, ou não fosse ele o “Rei da Terra Batida”. Mas há um jovem de 19 anos, Tsitsipas, que tem-se mostrado a grande nível nos últimos jogos.

O jovem brilha agora no Estoril Open. Eliminou o primeiro cabeça de série do torneio, Kevin Anderson (n.º 8 do mundo) nos oitavos de final, eliminou ontem o especialista neste superfície Roberto Carballes Baena, nos quartos, e prepara-se agora para defrontar o português João Sousa nas meias finais.

Este jogo promete ser um dos melhores do torneio. João Sousa, atual número 68 do ranking ATP, joga em casa e mostra finalmente a sua qualidade em terras lusas (não esteve feliz nas anteriores edições). Pela frente tem Tsitsipas, número 44, o grande protagonista da temporada em terra batida.

Para os mais atentos, o nome do grego não é novo. O jovem teve um percurso como júnior bastante bom, ao ponto de ter sido número 1 do ranking. Chegou às bocas do mundo há uma semana, no torneio ATP de Barcelona, onde atingiu a final, depois de ter eliminado nomes como Dominic Thiem (nº. 7 do mundo) e o vencedor da edição do ano passado do Estoril Open Carreño Busta. Tendo sido apenas derrotado no jogo decisivo contra Rafa Nadal, por 2-0.

 

Federer é o ídolo de Tsitsipas

Uma das maiores curiosidades sobre este jovem jogador é a sua batida de esquerda a uma mão, tão característica de Roger Federer, o ídolo de Tsitsipas. E, de facto, as características do jogo do grego assemelham-se em muito às do suíço, o que já leva a várias comparações entre os dois jogadores. Para chegar ao nível de Fed, Tsitsipas ainda terá muito que jogar e juntar à qualidade do seu ténis um palmarés recheado, ou não estivéssemos nós a falar de Federer, o melhor jogador de todos os tempos.

Para já, o grego ainda não tem nenhum título de ATP, mas tem agora uma grande oportunidade no Clube de Ténis do Estoril. Primeiro terá que passar por João Sousa. O jogo está marcado para hoje (sábado) às 15h00.

Fotos: Reprodução Instagram

 

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

05-05-2018



RELACIONADOS