5 dicas de investimento de Warren Buffett

5 dicas de investimento de Warren Buffett

Lifestyle

5 dicas de investimento de Warren Buffett

Gostavas de começar a investir e não sabes como? Aprende com um dos melhores.

Artigo de Hugo Mesquita

01-02-2018

Quando o assunto é investimento, o nome de Warren Buffett vem muitas vezes à tona, não fosse o investidor americano um dos mais bem sucedidos do mundo. Buffett é «só» o segundo homem mais rico do mundo – apenas atrás do supra-sumo Bill Gates, fundador da Microsoft – com uma fortuna avaliada em mais de 75 mil milhões de dólares, qualquer coisa como 60 mil milhões de euros. Impressionante, não? Mas não se fica por aqui.

Qualquer iniciante (mais atento!) no mundo dos investimentos procura seguir as pisadas de Buffett. Seguir os conselhos dos melhores é sempre bom presságio. Acompanhar as dicas deste investidor faz ainda mais sentido, se tivermos em conta que ele é conhecido pelo «Oráculo de Omaha», tal é a facilidade com acerta nos seus prognósticos.

 

 

 

Dicas Buffett:

Tempo é amigo dos negócios. Sobre o tempo Warren Buffett disse: « o tempo é amigo dos negócios excelentes e inimigo dos medíocres». Resumidamente, o investidor quis mostrar que os negócios de qualidade tendem a melhorar, a gerar melhores resultados ao longo do tempo. Conseguindo mesmo manter-se em pé em períodos de crise. Investir nestes negócios é, por isso, uma grande vantagem.

Aprende a guardar dinheiro. Poupar dinheiro é talvez um dos mais difíceis exercícios do ser humano. Consegui-lo é meio caminho andado para o sucesso, na opinião do investidor. Deves investir parte das tuas poupanças, mas também deves ter algum dinheiro colocado de parte para prevenir alguma eventualidade. Ter dinheiro disponível também te permite aproveitar boas oportunidades de negócio sem que tenhas que te desfazer de um outro investimento que tenhas aplicado.

 

«Sê medroso quando todos estão gananciosos, e sê ganancioso quando todos estão medrosos»

 

Sê paciente. Este é talvez o conselho mais importante de Buffett. O investidor sempre olhou para os seus investimentos a longo prazo (em 1988 comprou ações da Coca-Cola pela primeira vez e nunca vendeu uma ação, por exemplo). É esta espera pelo momento certo para tomar decisões que diferenciam um bom investidor de um fora de série. «Sê medroso quando todos estão gananciosos, e sê ganancioso quando todos estão medrosos», está é uma das frases mais icónicas do investidor e espelha esse pensamento de «espera pelo momento certo.» Na crise de 2008, muitos investidores fugiram da bolsa. Já Warren Buffett investiu como nunca. O resultado? Mais de 10 mil milhões de dólares de lucro.

Investe apenas naquilo que conheces bem. Achas que Buffett aderiu a este febre da Bitcoin? A resposta é um redondo não. «A bitcoin vai acabar muito mal», disse o investidor sobre o sucesso. Os argumento é simples: «Por que eu deveria investir em algo que não sei como funciona?», disse em entrevista. Na sua opinião, só devemos investir em empresas depois de ter um vasto conhecimento acerca delas. Um bom exemplo é a reticência de Buffett em investir em empresas tecnológicas. Só muito recentemente investiu na gigante Apple. O desconhecimento pelo mundo das tecnologias fê-lo ficar longe deste tipo de investimentos.

Investe em ti. Outra das mais poderosas dicas de Warren é o investimento em nós próprios. «Nunca pares de estudar». Para o investidor é fundamental apostar no nosso conhecimento. Comprar livros, workshops e cursos é algo  que deves ver como um investimento importante.

Foto: Reuters

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

01-02-2018



RELACIONADOS