Descubra o tempo necessário para voltar a fazer sexo após a recuperação de coronavírus

Descubra o tempo necessário para voltar a fazer sexo após a recuperação de coronavírus

Amor e Sexo

Descubra o tempo necessário para voltar a fazer sexo após a recuperação de coronavírus

Apesar de não existir a certeza de que o coronavírus seja transmitido através do sexo, autoridades deixam recomendações para a retoma da vida sexual dos recuperados.

Artigo de Bruno Seruca

18-05-2020

Existem ainda muitas incertezas em torno do coronavírus. Como é o caso da eventual transmissão da covid-19 através do sexo. Ainda assim, existem países que estão a adotar algumas medidas em relação à vida sexual dos pacientes que recuperaram da doença. Como é o caso da Tailândia. Neste país a recomendação é a de que aqueles que recuperaram da covid-19 esperem 30 dias para voltarem a ter relações sexuais. Ou também dar um beijo.

Gisela João, a fadista a quem ninguém resiste

Veerawat Manosutthi, médico do Departamento de Controlo de Doenças tailandês cita, em declarações ao Khaosod English, um estudo chinês que refere que o sémen pode transmitir o coronavírus. Este trabalho foi publicado no Journal of the American Medicine Association e contou com amostras de sémen de 38 homens. O resultado foi o que de 16% dos homens que recuperaram da doença ainda tinham traços do vírus no sémen.

Leia ainda: 10% dos solteiros não respeitaram isolamento social para ter encontros durante a quarentena

Apesar de não existir a certeza de que o coronavírus possa ser transmitido via sexual, as pessoas estão a ser aconselhadas a ter algumas precauções nesta área. Usando como exemplo outras doenças. Que eram vistas como não sendo transmitidas sexualmente, como é o caso do Zika e do Ébola. E que mais tarde se provou que existia uma transmissão através do sexo.

“A presença de vírus no sémen pode ser mais comum do que se percebe atualmente. E vírus tradicionalmente não transmitidos através do sexo não devem ser assumidos como totalmente ausentes das secreções genitais”, referem os investigadores. Que acreditam que o coronavírus passa da corrente sanguínea para os testículos. Apesar da recomendação dos 30 dias, Veerawat Manosutthi aconselha ainda o uso de preservativo.

Fotos: iStock by Getty Images

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

18-05-2020



RELACIONADOS