De Cristiano Ronaldo a Zorro: Os melhores de 2017

De Cristiano Ronaldo a Zorro: Os melhores de 2017

Desporto

De Cristiano Ronaldo a Zorro: Os melhores de 2017

Fica a conhecer as figuras que mais se destacaram em Portugal e não só. Cristiano Ronaldo e Zorro são apenas dois exemplos do que aí vem!

Artigo de Bruno Seruca

26-12-2017

Este ano está próximo de acabar. E numa altura de balanços vamos falar do futebol português. Que se pode orgulhar daquilo que aconteceu. Existem muitas figuras para destacar. Existe muito para falar. E temos de começar pelo inevitável Cristiano Ronaldo. Que conquistou a quinta(!) Bola de Ouro da Carreira. Quando muitos pensam que o jogador português não consegue repetir os feitos de anos anteriores, CR7 mostra que está cada vez melhor. De forma resumida, Cristiano Ronaldo ganhou o segundo campeonato espanhol, a quarta Liga dos Campeões, a segunda Supertaça Espanhola, o mesmo número de Supertaças Europeias e o quarto Mundial de Clubes. Sem esquecer a já referida Bola de Ouro.

Mas Cristiano Ronaldo vai muito além dos troféus. Porque é inegável a sua importância em cada conquista. Por exemplo, foi ele quem decidiu a final do Mundial de Clubes e marcou dois golos na final da Champions. Chega? Para que o palmarés de Cristiano Ronaldo seja perfeito só falta ser Campeão do Mundo por Portugal. Feito que poderá ser alcançado já no próximo verão, na Rússia. Mas Cristiano Ronaldo não é o único madeirense a merecer destaque este ano.

 

 

Leonardo Jardim
Em França todos falam dos milhões do Paris Saint-Germain, um dos novos-ricos do futebol mundial. Mas quem foi campeão foi o Mónaco de Leonardo Jardim. É certo que o PSG ainda não tinha Neymar, mas comparar os orçamentos faz com que se diga que o madeirense foi campeão com um clube de tostões. E o mérito de Jardim não se fica por aqui. Os monegascos, que não eram campeões desde o início do século, brilharam na Liga dos Campeões. E a verdade é que o talento nacional, no que aos treinadores diz respeito, não acaba em Jardim.

 

Cristiano Ronaldo é a principal figura do desporto nacional em 2017.

 

José Mourinho
O eterno «special one» é presença assídua nas listas dos melhores. Temos de ser sinceros. José Mourinho não atravessa o melhor momento da carreira. Isto se olharmos apenas para títulos. Pois o treinador português não conseguiu ser campeão ao serviço do Manchester United. O que não significa que tenha tido um mau ano. Isto potque conquistou a Liga Europa e a Supertaça Inglesa. O que faz com que seja um dos treinadores – a par de Rafa Benítez e Udo Lattek – que venceu as principais competições europeias por três clubes diferentes. E isto é sempre digno de registo. De Mourinho saltamos para o Zorro.

 

 

Paulo «Zorro» Fonseca
Brilhou no Paços de Ferreira, fracassou no Porto, teve humildade para regressar ao modesto clube onde voltou a brilhar. Conquistou uma Taça de Portugal com o Braga e mudou-se para a Ucrânia. Onde tem brilhado ao serviço do Shaktar Donetsk, tendo conquistado três títulos internos neste ano. Surpreendeu a Europa do futebol ao aparecer vestido de Zorro numa conferência de imprensa. Promessa que teria de cumprir caso se apurasse na Liga dos Campeões. Algo que conseguiu, num grupo onde estavam Manchester City, Napoles e Feyenoord.

Rui Vitória
Chegou ao Benfica para herdar o trabalho de Jorge Jesus. Foi acusado, pelo ex-treinador dos encarnados, de não ter mãos para o carro que conduzia. Jesus disse ainda que não considerava Rui Vitória um colega porque não o via como treinador. E a verdade é que em dois anos, Rui Vitória conquistou praticamente todos os troféus nacionais. Tendo conduzido o Benfica ao inédito tetracampeonato. O que faz com que mereça ser um dos melhores do ano.

 

Pizzi e Bernardo Silva são dois jogadores nacionais que merecem a distinção do paraeles.

 

Fernando Santos
Calou os críticos do futebol nacional e internacional com a conquista do Europeu. Este ano tinha a missão de conduzir Portugal ao Mundial da Rússia. O arranque foi feito com o pé esquerdo mas acabou de forma brilhante. Pelo meio ainda participou na Taça das Confederações. Portugal ficou em terceiro lugar sem perder qualquer jogo. A eliminação deu-se nas grandes penalidades.

Pizzi
Pizzi é aquilo a que se pode chamar de patinho feio. É um daqueles jogadores de que muitos não gostam. Mas os números falam por si. E quando se observa a estatística pessoal do médio do Benfica, é impossível não ficar rendido ao talento do jogador que viveu, em 2017, um dos melhores anos da carreira. Foi eleito o Melhor Jogador da última edição da Liga NOS. Por isso, é mais do que justo a sua presença nos eleitos do paraeles.

Bernardo Silva
Já tínhamos falado de Leonardo Jardim. E isto faz com que sejamos obrigados a falar de Bernardo Silva, o médio formado no Benfica que nunca teve espaço nas equipas de Jorge Jesus. O jovem jogador português foi uma das principais figuras dos monegascos. Algo que captou a atenção de Pep Guardiola que não descansou enquanto não levou o português para o Manchester City. Na hora do adeus, o Mónaco referiu-se a Bernado Silva como Messizinho. E isto diz tudo!

 

 

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

26-12-2017



RELACIONADOS