Se gosta de sushi, saiba quais os riscos que está a correr

Se gosta de sushi, saiba quais os riscos que está a correr

Lifestyle

Se gosta de sushi, saiba quais os riscos que está a correr

Em causa, explicam os médicos, está o  parasita anisakis ou “verme de arenque”, capaz de se prender às paredes do estômago e do intestino.

Artigo de Equipa Paraeles

05-04-2021

O consumo de sushi tem tido um aumento de popularidade considerável nos últimos anos no ocidente. Mas nem tudo é positivo nesta tendência de origem japonesa. Na verdade, comer sushi pode colocar em sério risco a sua saúde. Segundo aponta um estudo português do Hospital de Egas Moniz, em Lisboa,  publicado na revista científica “BMJ Case Reports”. Segundo os especialistas lusos, alimentos que contêm peixes crus, como sushi e sashimi, podem estar infestados com um parasita, semelhante a um verme, que se prende ao intestino provocando dores excruciantes, vómitos e febre. Em causa, explicam os médicos, está o  parasita anisakis ou “verme de arenque”, capaz de se prender às paredes do estômago e do intestino.

Leia ainda: 3 alimentos que contribuem para a saúde dos olhos

Se gosta de sushi, saiba quais os riscos que está a correr

Comer certos tipos de peixe cru é considerado seguro quando estes estão frescos, mas nem sempre é assim. O consumo destes alimentos pode estar relacionado com o aparecimento de infeções parasitárias como a descrita em cima. O “verme de arenque” é adquirido através do consumo de frutos do mar cruz ou mal preparados. Os médicos portugueses relatam no artigo científico o caso de um homem português de 32 anos, que havia desenvolvido uma severa dor de barriga, vómitos e febre. Uma bateria de exames mostrou sinais de inflamação e sensibilidade na área abaixo das costelas. Nada que à primeira vista apontasse ao consumo de peixe cru. Só depois de revelar que havia comido sushi uns dias antes, o diagnóstico acabou por ganhar forma.

Leia ainda: 7 perigos para a saúde que se escondem dentro de casa

Em casos mais graves, pode provocar uma série de reações alérgicas

Através de uma endoscopia e com o auxílio de uma rede especial os parasitas foram removidos. Analisados, veio a confirmar-se que pertenciam à espécie anisakis. A maioria destes casos são reportados no Japão, onde o consumo de frutos do mar é mais comum. Contudo, como explicou em declarações ao Daily Mail a gastroenterologista Joana Carmo, líder do estudo, com “as mudanças nos hábitos alimentares, a doença tem se mostrado crescente nos países ocidentais”. Para lá das já citadas dores de barriga, vómitos e febres altas, os sintomas incluem também dores abdominais, náuseas, obstrução intestinal e hemorragias no trato digestivo. Em casos mais graves, pode provocar uma série de reações alérgicas, incluindo angioedema, urticária e até mesmo reações anafiláticas graves, com arritmia cardíaca e insuficiência respiratória.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

05-04-2021



RELACIONADOS