Já todos ouvimos dizer que devemos dar, pelo menos, 10 mil passos por dia. Mas agora, um novo estudo vem avançar com o número de passos que deveremos dar diariamente caso queiramos viver mais tempo. E pode ficar descansado que o número não é superior. Muito pelo contrário. De acordo com o trabalho, bastam 4 mil passos por dia para que aumente a longevidade.
Leia ainda: Dores nas costas? Nunca durma nestas 3 posições
Sandra Felgueiras ousada a sambar com biquíni reduzido
Segundo o estudo, realizado por uma equipa de investigadores da Universidade de Sydney, na Austrália, cada passo extra, a partir dos 4 mil e até aos 10 mil, ajuda a diminuir o risco de morte. Bem como de vir a sofrer de doenças cardíacas. Isto independentemente do tempo que passe sentado. Esta conclusão resulta de uma análise ao dados de 72.174 pessoas. Que foram equipadas com um dispositivo no pulso, que foi usado durante uma semana de modo a medir a atividade. Entre os dados analisados estão o número de passos, tempo passado sentados e horas acordados.
“Acumular entre 9.000 e 10.000 passos/dia reduziu de maneira ideal o risco de mortalidade entre participantes altamente sedentários”
A conclusão foi a de que as pessoas dão, em média, 6.222 passos por dia. Passam 10,6 horas por dia sentadas. Os resultados mostram que o melhor número de passos a dar diariamente é entre 9 e 10 mil. Isto para equilibrar com o número de horas sentado. Esta quantidade de passos é também a melhor maneira de reduzir o risco de morte e de vir a sofrer de doenças cardíacas. Ainda assim, entre 4 mil e 4.500 passos por dia podem fazer uma grande diferença. “Acumular entre 9.000 e 10.000 passos/dia reduziu de maneira ideal o risco de mortalidade entre participantes altamente sedentários. O limite mínimo associado a mortalidade e risco de doenças cardíacas substancialmente mais baixos foi entre 4.000 e 4.500 passos/dia”, explica Matthew Ahmadi, um dos mentores do estudo, em declarações citadas pelo Daily Star.
Fotos: Shutterstock