Afaste-se destes alimentos, caso já tenha mais de 40 anos

Afaste-se destes alimentos, caso já tenha mais de 40 anos

Lifestyle

Afaste-se destes alimentos, caso já tenha mais de 40 anos

Existem alimentos que deve ao máximo evitar ter no seu prato. Isto sob pena de agravar problemas de saúde normais de quem já passou os 40 anos.

Artigo de Equipa Paraeles

05-11-2023

A idade avança e os cuidados com a saúde e nomeadamente com a alimentação têm que ser redobrados. É com alguma naturalidade que, por exemplo, se aconselhem alguns exames de rotina para quem atinja a fasquia dos 40 anos. É mais ou menos por esta altura que o metabolismo do corpo humano começa a trabalhar de forma algo diferente. Pelo que importa também ter em atenção os alimentos que consumimos. Depois dos 40, o metabolismo já não funciona tão agilmente como antes. E o seu funcionamento desacelera significativamente, como explica um artigo publicado no site Best Life.

Leia ainda: A dica que faltava para combater com sucesso o mau hálito

Uma alimentação descuidada fará com que certos problemas se agravem com a idade. São exemplos o envelhecimento precoce da pele, do cérebro, o aparecimento de rugas e de cabelos brancos ou ainda o desenvolvimento de doenças crónicas. Exige-se por isso um cuidado especial com a alimentação. Existe determinado tipo de alimentos que deve ao máximo evitar ter no seu prato. Isto sob pena de agravar os problemas acima citados. O site Best Life fez uma lista com quatro alimentos que devemos riscar da nossa dieta quando atingimos a fasquia dos 40 anos.

Afaste-se destes alimentos, caso já tenha mais de 40 anos

Margarina. “Nem todas as gorduras são iguais, e a margarina – mais do que outras – é um dos alimentos que dá a [outras] fontes de gordura uma má reputação”, conforme explica a médica Tasneem Bhatia, especialista em perda de peso e autora dos livros What Doctors Eat e The 21-Day Belly Fix. “O perigo da margarina reside nas gorduras transgénicas que a compõe, que destroem a hidratação e consequentemente aceleram o aparecimento de rugas no rosto”, diz ainda.

Refrigerantes. A coca-cola e outros refrigerantes são extremamente ricos em açúcar. E isto sem falar de estarem também repletos de químicos que provocam cancro. Falando no açúcar, o elevado teor de glicose não só contribui para o desenvolvimento de diabetes ou obesidade, como compromete a fertilidade – impactando na ovulação e na mobilidade dos espermatozoides.

Veja o vídeo:

Carnes processadas e produtos de charcutaria. Um estudo publicado na revista científica Epidemiology, em 2014, encontrou uma ligação entre comer carnes processadas como salsichas, salame, fiambre, presunto ou mortadela e uma menor contagem de espermatozoides e infertilidade nos homens.

Veja também: Este truque caseiro vai ajudar a acabar com a caspa

Congelados. São alimentos ricos em sódio e “este químico contribui para a retenção de líquidos e uma aparência geral inchada, além de envelhecida”, alerta a médica Kayleen St. John, em declarações à Best Life. Quer evitar ter uma barriga inchada? Fuja dos alimentos congelados.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

05-11-2023



RELACIONADOS