Existem estudos que dão conta de que as férias em acampamento aumentaram substancialmente (28%) desde a pandemia de covid-19 que deixou o mundo em suspenso. A doença fez com que ainda mais pessoas passassem a apreciar o ar livre para gozar o merecido período de descanso. Agora, imagine acampar junto a um penhasco de cortar a respiração. Ficou com receio? Não precisa de ter medo. Basta que siga as cinco dicas da International Drivers Association para que tudo corra bem.
Leia ainda: 13 curiosidades sobre alguns dos países mais estranhos do mundo
Helena Coelho no anúncio da FHM
1 – Escolher o melhor lugar no penhasco
Selecionar o local certo é o primeiro passo para uma noite de conforto. Procure uma área plana que minimize o risco de desconforto ou de rolar durante a noite. “Considere a disposição do terreno – um planalto ligeiramente elevado com vista panorâmica garante tanto conforto como paisagens de tirar o fôlego”, recomenda a especialista em turismo, Julianna Marshall. De acordo com um estudo, os campistas que escolhem locais com vistas desobstruídas relatam melhores níveis de satisfação e relaxamento.
2 – Montar o acampamento para o conforto
Certifique-se de que a tenda está segura e estável, virada para o lado oposto da beira do penhasco. Isto para minimizar quaisquer surpresas durante a noite. Use estacas e cordas de sustentação confiáveis, como sugerido por campistas experientes que confiam na sua estabilidade em condições imprevisíveis do penhasco. Este dado é importante para o prazer geral da experiência.
3 – Aposte em equipamento de qualidade
É algo fundamental. Um colchão de dormir bem isolado e um saco de dormir com alças ajustáveis são os heróis desconhecidos de uma noite de sono aconchegante. Estes itens não só proporcionam isolamento contra o ar fresco da noite, mas também oferecem um nível de conforto que pode transformar uma noite de descanso numa noite de rejuvenescimento.
4 – Atenção às posições para dormir
Experimente posições de dormir que aumentem a estabilidade. Dormir paralelo à beira do penhasco, por exemplo, distribui o peso de forma mais uniforme. Reduzindo assim a sensação de estar à beira do precipício. “Considere usar uma almofada em forma de cunha para criar uma barreira entre si e a beira para maior tranquilidade”, sugere Marshall. Tudo isto é fundamental para a sensação de segurança.
5 – Entregue-se ao relaxamento
Adormecer à beira de um precipício requer uma mente calma. Pratique técnicas de atenção plena e relaxamento, como respiração profunda ou meditação guiada, para aliviar qualquer ansiedade e promover uma noite de sono tranquila. O estudo mostrou que a prática de atenção plena em ambientes naturais pode levar a uma melhoria da qualidade do sono e à redução dos níveis de stress.
Fotos: Shutterstock