Foi à “Turra” que Scolari conquistou mais um Brasileirão

Foi à “Turra” que Scolari conquistou mais um Brasileirão

Desporto

Foi à “Turra” que Scolari conquistou mais um Brasileirão

Scolari foi campeão brasileiro pela segunda vez e receita do sucesso é apontada a Paulo Turra, antigo defesa central do Boavista.

Artigo de Hugo Mesquita

26-11-2018

O Palmeiras é campeão brasileiro. O “verdão” conquistou o Brasileirão a uma jornada do fim depois de vencer por um golo sem resposta o Vasco da Gama. Esta notícia teria sempre eco em Portugal, mas ganhou ainda mais destaque uma vez que o treinador é Luiz Felipe Scolari. Ninguém tem dúvidas que o antigo selecionador português tem mérito nesta conquista, mas de quem se fala também é de Paulo Turra, o seu novo adjunto, o qual também passou por Portugal.

Acusado de estar “desatualizado” do futebol moderno, o treinador de 70 anos dá uma resposta aos críticos que o condenam desde a famosa goleada sofrida pela “canarinha”, então treinada por Scolari, às mãos da Alemanha, por 7-1, que ditou a eliminação da seleção brasileira do Mundial de 2014, disputado precisamente em solo brasileiro.

Leia ainda: Deyverson, as polémicas sem fim do antigo avançado do Benfica

Seguiu-se uma jornada bem conseguida pelo futebol chinês onde soma em títulos de campeão as três temporadas que passou naquele país. Esta jornada de Scolari por terras asiáticas terá sido, diz a crítica brasileira, fundamental para o sucesso agora conquistado no Palmeiras. E isto porquê? Paulo Turra juntou-se à equipa de adjuntos do Felipão durante este período.

Paulo Turra foi um defesa central que deu nas vistas em Portugal, primeiramente ao serviço do Boavista, e mais tarde no Vitória de Guimarães. Turra fez parte daquela geração “boavisteira” que lutava de igual para igual com os três grandes e que, inclusive, chegou às meias-finais da Liga Europa (Taça UEFA, à altura). Uma geração que contava com nomes como o guarda-redes Ricardo, Frechaut, Pedro Emanuel, Petit, Erwin Sánchez ou Martelinho. Uma equipa que se tornara campeã nacional na época 2000/2001, uma antes da chegada de Turra.

Paulo Turra, o futuro treinador do Palmeiras

Agora no banco como treinador adjunto, Turra é apontado como o homem que modernizou o futebol de Scolari. “Acho que o grande ganho do Felipão no Palmeiras foi a saída do Murtosa – nada contra o Murtosa, muito pelo contrário -, e a chegada do Paulo Turra. O Murtosa traria para o Felipão as mesmas ideias que ele tinha lá atrás. O Turra traz ideias das quais o Felipão talvez só tivesse ouvido falar“, confessou Alex, um dos maiores ídolos dos adeptos do Palmeiras, à ESPN.

Paulo Turra é agora o braço-direito de Scolari, substituindo Murtosa – companheiro de anos que não o acompanhou nesta aventura no Palmeiras – mas há quem já aponte ao antigo central do Boavista o papel de treinador principal do “verdão”. Aos 70 anos de Scolari acresce a forma de trabalhar de Turra, com métodos modernos e bem estudados, que caíram bem no seio da equipa do Palmeiras. Tudo somado, deverá ser uma questão de tempo até Turra assumir o papel principal na equipa e, quem sabe, aspirar a outros voos na Europa, que tão bem conhece.

Curiosamente, este título do Palmeiras tem um outro nome que se destaca dos demais, não só por ser uma das estrelas da equipa, mas também por ser um jogador que também passou por Portugal: o avançado brasileiro Deyverson, que passou por Benfica e Belenenses.

O Palmeiras marcou ainda mais a sua posição de equipa com mais títulos de campeão do Brasil ao chegar ao décimo troféu. Segue-se o Santos com oito e o Corinthians com sete.

Percorra a galeria e veja as fotos da festa do título do Palmeiras.

Fotos: Palmeiras

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

26-11-2018



RELACIONADOS